O Hamas relatou, neste domingo (29), “intensos combates” com as tropas israelenses que realizam incursões terrestres no norte da Faixa de Gaza desde sexta-feira (27). Israel também confirmou que enviou tanques para dentro do território.
“Nossos combatentes estão atualmente travando batalhas intensas com metralhadoras e armas antitanque contra as forças de ocupação inimigas no noroeste de Gaza”, disseram em comunicado as Brigadas Ezzedin al-Qassam, o braço armado do movimento islamita no poder nesse território palestino.
As Brigadas asseguraram, em um comunicado anterior, que seus soldados haviam atacado dois tanques israelenses, que ficaram cobertos por chamas.
O Exército israelense não confirmou nem negou tal afirmação, mas durante o dia divulgou imagens que mostram seus tanques em Gaza. As FDI (Forças de Defesa de Israel) também disseram que seus caças atingiram centenas de outros alvos do Hamas neste domingo.
O Exército informou que “matou e feriu vários terroristas quando saíam de um túnel” perto da passagem fronteiriça de Erez. Pela manhã, disse que havia aumentado seus efetivos no enclave.