Connect with us

Hi, what are you looking for?

       Rondônia, quarta, 18 de fevereiro de 2026.

Geral

Governo de RO assume papel estratégico no enfrentamento do desmatamento da Amazônia Legal

Rondônia passa a ocupar um papel de destaque nas discussões regionais sobre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Durante a Assembleia Geral da Força-Tarefa do GCF Brasil (Fundo Verde do Clima), realizada no último mês, o governo de Rondônia foi designado para liderar a pauta relacionada ao combate do desmatamento, uma das agendas mais urgentes e estratégicas para a Amazônia Legal.

A função, que será exercida pelo titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antonio Lagos, integra o quadro de distribuição de responsabilidades entre os estados membros do GCF, cabendo-lhe, principalmente, liderar a implementação da pauta de prioridades referente ao tema, considerando as demandas de ação, a necessidade de coordenação regional e o diálogo com os órgãos do governo federal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a conquista coloca o estado em uma posição de destaque. “Mais do que uma posição de destaque em um colegiado, o protagonismo assumido por Rondônia sinaliza uma oportunidade de avançar em soluções que equilibrem produção, conservação e qualidade de vida para a população amazônica”, salientou.

IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS 

A Força-Tarefa GCF Brasil é reconhecida como um espaço institucional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, atuando também como Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Consórcio da Amazônia Legal. Nesse contexto, a liderança assumida pelo governo de Rondônia representa um avanço na integração entre os estados amazônicos e fortalece a voz regional nas discussões sobre políticas públicas, mecanismos de financiamento e implementação de estratégias contra o desmatamento.

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, destacou a importância dessa missão não somente para o estado, mas para o país. “Receber essa designação é, acima de tudo, um reconhecimento do trabalho que Rondônia vem realizando na agenda ambiental. Liderar a pauta do combate ao desmatamento no âmbito do GCF Brasil reforça nosso compromisso com a preservação da floresta e com o desenvolvimento sustentável. Sabemos que o desafio é grande, mas temos clareza da responsabilidade e da necessidade de promover ações efetivas e articuladas com os demais estados e com o governo federal.”

REDUÇÃO NO ÍNDICE DE DESMATAMENTO

A recente designação de Rondônia para liderar a pauta de combate ao desmatamento na Força-Tarefa GCF Brasil reflete não apenas o compromisso do estado com a agenda ambiental, mas também com os resultados concretos alcançados no último ano. Como exemplo, entre 1º de janeiro e 15 de agosto deste ano, Rondônia registrou uma expressiva redução de 83,22% nos focos de calor, conforme dados da Sala de Situação da Sedam. Em números absolutos, o estado passou de 24.802 focos em 2024 para apenas 4.161 no mesmo período de 2025.

Esses avanços consolidam Rondônia como referência no enfrentamento às queimadas ilegais e na preservação dos recursos naturais, justificando a escolha do estado para conduzir uma das pautas mais estratégicas da Amazônia Legal no cenário nacional. A liderança na diretoria do GCF representa o reconhecimento por resultados efetivos e pela capacidade técnica de articulação regional.

Fonte
Texto: Jorge Fernando
Fotos: Nilson Santos
Secom – Governo de Rondônia

You May Also Like

Brasil

Durante o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros entre outras pessoas que estavam como voluntários para poder retirar os corpos das vítimas do...

Esporte

Michael marca duas vezes e agora é artilheiro isolado da competição O Flamengo precisou de apenas 23 segundos de jogo para acabar com a...

Interior

Um trabalho de investigação realizada por policiais civis da 10º delegacia de Nova Mutum Paraná, sobe o comando do delegado titular Dr. Daniel Braga,...

Polícia

Um jovem motociclista identificado como Renan Ribeiro Alves, 24 anos, morreu tragicamente, logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (02), feriado nacional de...