A vacina antirrábica é ofertada durante o ano todo, independente da campanha
Proprietários de cães e gatos que residem no Bairro Novo, em Porto Velho, terão uma excelente oportunidade para proteger seus bichinhos contra o vírus da raiva. A partir desta terça-feira (14) até o próximo dia 22, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai realizar ações de vacinação antirrábica nos 12 condomínios da localidade.
Para receber o imunizante, os animais devem estar sadios e terem mais de três meses de vida.
De acordo com Edson Cruz, gerente da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), as equipes da Semusa vão atender dois condomínios por dia, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h.
“Nossos profissionais vão percorrer todos os condomínios do Bairro Novo, de modo que o morador poderá vacinar seu pet na área comum ou de lazer onde mora, sem a necessidade de procurar a vacinação em outros residenciais que compõem o complexo de moradias”.
Agendamento continua para quem tem mais de dez animais em casa
Esse mesmo trabalho foi realizado em 2022 no Bairro Novo, com 770 animais vacinados contra a raiva. A expectativa da Semusa é imunizar 800 animais nesta ação.
“Realizamos constantes ações itinerantes em pontos estratégicos da cidade e também na zona rural. Sabemos que a maioria da população possui uma rotina corrida e nosso objetivo é facilitar para que esses tutores possam vacinar seus pets contra a raiva”, aponta Edson Cruz.
A vacina antirrábica é ofertada durante o ano todo, independente da campanha, na Divisão de Controle de Zoonoses, da av. Mamoré, número 1120, bairro Cascalheira, e no trailer posicionado no Parque Circuito. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.
Edson reforça ainda que o agendamento para vacinação em domicílio continua para quem tem mais de dez animais em casa. Para receber o serviço, a população deve entrar em contato com o número 98473-6712 via WhatsApp e informar a quantidade de animais e o endereço completo.
O QUE É RAIVA?
Raiva é uma doença que passa dos animais ao homem e vice-versa, causada por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)