Três artigos que abordam o processo de implementação do ensino a distância e da utilização do ambiente virtual de aprendizagem no Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), mais precisamente em sua Escola Superior de Contas (ESCon), foram selecionados, apresentados e publicados durante o 28º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED), considerando o maior evento desse segmento no Brasil.
Aberto na última segunda-feira (16/10), no Rio de Janeiro, o congresso é uma realização da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), entidade membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e filiada a instituições internacionais da área, contando, ainda, com renomados profissionais de importantes instituições de ensino do país e do mundo.
Os artigos apresentados e selecionados às cegas (sem a identificação da autoria) têm como títulos: “A institucionalização da educação a distância: um estudo de caso na Escola Superior de Contas do Estado de Rondônia”, “Utilização do ambiente virtual de aprendizagem para formação de instrutores no TCE-RO” e “Utilização do ambiente virtual de aprendizagem para formação de lideranças no TCE-RO sob a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky”.
Têm como autoras Aline Pigozzo Martelli, Ilma Ferreira de Brito e Thais Bombardelli, agentes públicas que trabalham no Tribunal de Contas.
PUBLICAÇÃO
Além de selecionados e apresentados, os artigos serão publicados nos anais do evento, um significativo reconhecimento científico, uma vez que possui excelente avaliação no Qualis Periódicos – conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para avaliação de periódicos científicos no Brasil.
Assim, a publicação dos mencionados artigos no congresso robustece o Tribunal de Contas e a Escola Superior de Contas, no campo da pesquisa e extensão.
É importante também a médio e longo prazo, uma vez que publicações científicas em revistas com notável avaliação no Qualis Periódicos são imprescindíveis para eventual cadastramento da instituição no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que, por sua vez é critério de pontuação para habilitação da instituição junto ao Ministério da Educação para oferta de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), em caso de interesse futuro do TCE-RO.
TCE/RO