A fim de conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal Esporte e Lazer (Semes) realizou, nesta quinta-feira (26), uma roda de conversa direcionada aos servidores, na Vila Olímpica Chiquilito Erse. O tema abordado foi a prevenção ao câncer de mama, iniciativa em alusão ao mês da campanha Outubro Rosa.
A roda de conversa foi conduzida pela oncologista clínica, Herika Rangel, que foi convidada pela secretaria para mostrar e esclarecer o que é o câncer de mama, além de abordar a importância da prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento. Para a oncologista, a roda de conversa é uma oportunidade de tirar dúvidas sobre o câncer e mostrar a necessidade da prevenção durante o ano inteiro. “Essa roda de conversa serve justamente para esclarecer melhor sobre o assunto. Um alerta sobre o diagnóstico precoce e pra lembrar da importância de sempre procurar um médico”, disse Herika Rangel.
A psicóloga da Semes, Ana Vitória, também participou da roda conversa, abordando a questão da saúde mental, principalmente após o diagnóstico da doença. “É muito importante o apoio, principalmente da família, durante o tratamento contra o câncer. Uma doença que afeta o psicológico de muita gente, por isso é fundamental ter essa consciência e a necessidade de estar perto de quem a gente ama”, conclui.
Na oportunidade os servidores puderam fazer perguntas e esclareceram muitas dúvidas e outras questões relacionadas à doença. Os participantes também tiveram a oportunidade de realizarem testes gratuitos de glicemia e aferição de pressão, oferecidos pela Clínica Plena Saúde – Medicina Especializada. Ao final da roda de conversa, foram distribuídas lembrancinhas, panfletos com outras informações e o encerramento foi com coffee break.
A secretária da Semes, Ivonete Gomes, agradeceu a participação dos servidores e também da médica. “Um tema importante para ser discutido, e não somente em outubro, mas durante o ano todo sobre a importância da prevenção, pois além de pensar em nós, precisamos também pensar no outro, e assim construir uma sociedade mais humana e saudável”, ressalta a secretária.
Texto: André Oliveira
Foto: André Oliveira
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)