Cerca de 52 mil procedimentos odontológicos foram realizados pela Prefeitura de Porto Velho no último ano. Entre os serviços oferecidos à população, está o programa de saúde bucal que realiza desde intervenções simples a cirurgias complexas.
A principal porta de entrada para o serviço é através do agente comunitário de saúde, mas o usuário pode ser atendido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana, nos períodos da manhã e tarde, mediante agendamento.
Também há atendimento nos Centros de Especialidades Odontológicas, que funcionam nas policlínicas Hamilton Gondim, José Adelino e Manoel Amorim de Matos, das 7h às 19h.
Alguns atendimentos também podem ser feitos na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) da zona leste. Na UPA Sul, os serviços devem ser reativados ainda no segundo semestre deste ano.
“As unidades básicas de saúde da zona urbana fazem atendimento odontológico de pacientes com ou sem dor”, explica Ana Giselle, gerente da Divisão de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Cerca de 52 mil atendimentos odontológicos foram executados em 2021
Em outra frente, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), destinado a pacientes portadores do vírus HIV, também mantém profissional que atende a clientela mediante agendamento, pela manhã.
AGENTES
Os agentes comunitários de saúde têm área específica de cobertura em que visitam famílias e identificam pacientes que precisam de atendimento, além de orientar e providenciar consultas. Nos casos relacionados à saúde bucal, estes profissionais cadastram o paciente e providenciam o agendamento para a realização dos procedimentos odontológicos.
Os serviços disponíveis são limpeza, extração dentária, restauração e também tratamento especializado para remoção da dor. No ano passado, por conta das demandas impostas pela pandemia, profissionais da odontologia foram deslocados para colher amostras para exames de covid-19.
Nos centros especializados de atendimento odontológico acontecem intervenções como tratamento de canal, cirurgia dentárias complexas, cirurgia de gengiva e atendimento a pacientes com deficiência.
“Na zona rural, temos atendimento odontológico em Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Rio das Garças. Atualmente, está em andamento o processo para a contratação emergencial de mais profissionais odontólogos para prestar serviço em outras localidades”, acentua Ana Giselle.
Os profissionais emergenciais ampliarão o serviço na área terrestre e ribeirinha.
Texto: Semusa
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)