O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) apresentou nesta terça-feira (24) um pedido de impeachment contra o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar acusa o magistrado de crime de responsabilidade em razão de declarações sobre as Forças Armadas.
Barroso afirmou que as Forças Armadas “estão sendo orientadas a atacar o processo eleitoral brasileiro e tentar desacreditá-lo”. As afirmações ocorreram após os militares enviarem uma série de questionamentos sobre o sistema eletrônico de votação. Também foi enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma série de sugestões.
Para o senador, Barroso extrapolou as funções constitucionais. “De um ministro da Suprema Corte esperamos manifestações nos autos, baseadas em provocações no contexto de um processo judicial, não manifestações políticas e menos ainda declarações levianas. Precisamos que o processo seja aberto até para que todos entendam que não cabe ao Judiciário politizar com opiniões pessoais midiatizadas”, justificou Heinze. O senador também criticou o que ele chama de “politização do Judiciário”.
Procurado, o ministro Barroso não se manifestou sobre o pedido.