O caso envolvendo a abordagem policial que resultou na agressão a uma idosa de 63 anos em Jardim Regina Alice, na Grande São Paulo, ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (6/12). Vídeos captados pela câmera corporal de um dos policiais envolvidos revelam que, antes do confronto, houve resistência à abordagem e comportamento hostil por parte de um dos moradores.
As gravações mostram que o homem abordado inicialmente estava circulando com uma motocicleta irregular e tentou fugir dos policiais, só parando em frente à sua residência. Durante a abordagem, ele desobedeceu ordens para entregar a moto, tentou esconder o veículo e chamou familiares para ajudar a trancar o portão, dificultando o trabalho da polícia.
Em determinado momento, o homem teria ironizado um dos agentes, chamando-o de “bração” e insinuando que ele não conseguiu capturá-lo durante a perseguição. A atitude reforçou a alegação policial de que houve fuga deliberada.
A repercussão inicial do caso foi alimentada por vídeos de testemunhas que mostravam policiais usando força excessiva ao entrar na residência, onde foram registradas cenas de agressão. A idosa, Lenilda Messias Santos Lima, aparece ensanguentada, sendo puxada pela gola do casaco, enquanto seu filho, Juarez Higino Lima Júnior, de 39 anos, foi imobilizado com um “mata-leão”.