A Polícia Federal (PF) em parceria com a Polícia Militar de Rondônia (PM/RO) realizou hoje a Operação Faroeste, visando desmantelar uma quadrilha especializada no tráfico de drogas entre estados. A ação ocorreu na região do município de Alta Floresta do Oeste situada no interior do Estado de Rondônia.
A operação resultou na apreensão de 518 kg de cocaína, quatro armas de fogo e na prisão de quatro pessoas. Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além da abordagem de dois veículos, onde foi encontrado todo o entorpecente. Os motoristas dos veículos foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
Além disso, durante o cumprimento dos mandados, outros dois suspeitos foram presos em flagrante por posse irregular de quatro armas de fogo de uso permitido. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico. Caso sejam condenados, as penas podem ultrapassar 34 anos de prisão em regime fechado.
A operação recebeu o nome de “Faroeste” devido ao uso de áreas rurais remotas para o armazenamento, preparo e envio das drogas. A Polícia Federal ressalta que qualquer pessoa pode colaborar com as investigações, fornecendo informações que auxiliem no combate aos crimes. A identidade dos informantes será mantida em sigilo.