Connect with us

Hi, what are you looking for?

       Rondônia, quinta, 19 de fevereiro de 2026.

Mundo

Motim em prisão de Honduras deixa 41 mulheres mortas

Um motim em uma prisão feminina hondurenha, nessa terça-feira (20), deixou pelo menos 41 mulheres mortas. O governo disse que o ataque foi liderado por gangues em retaliação aos seus esforços para reprimir a corrupção em penitenciárias.

Autoridades estão trabalhando para identificar os corpos no Centro Feminino de Adaptação Social, uma penitenciária feminina com capacidade para 900 pessoas a cerca de 20 quilômetros da capital Tegucigalpa, disse à Reuters Yuri Mora, porta-voz da promotoria.

A maioria morreu queimada, enquanto outros foram baleadas, afirmou Mora. Mais sete pessoas foram levadas para o hospital.

A presidente Xiomara Castro disse que o motim foi planejado por membros de gangues com conhecimento dos guardas. “Tomarei medidas drásticas”, declarou no Twitter.

A primeira medida de Xiomara Castro, na noite de ontem, foi substituir o ministro da Segurança, Ramón Antonio Sabillón, pelo chefe da Polícia Nacional, Gustavo Sánchez, transferindo Sabillón para o serviço estrangeiro.

Outras ações devem ser anunciadas nesta quarta-feira (21), disse o gabinete da presidente, para “combater o crime organizado e desmantelar o boicote contra a segurança promovido dentro das prisões”.

O motim foi provavelmente uma reação à repressão do governo nos últimos meses contra a corrupção nas prisões, disse Julissa Villanueva, chefe do sistema penal.

FONTE: Agência Brasil

You May Also Like

Brasil

Durante o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros entre outras pessoas que estavam como voluntários para poder retirar os corpos das vítimas do...

Esporte

Michael marca duas vezes e agora é artilheiro isolado da competição O Flamengo precisou de apenas 23 segundos de jogo para acabar com a...

Interior

Um trabalho de investigação realizada por policiais civis da 10º delegacia de Nova Mutum Paraná, sobe o comando do delegado titular Dr. Daniel Braga,...

Polícia

Um jovem motociclista identificado como Renan Ribeiro Alves, 24 anos, morreu tragicamente, logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (02), feriado nacional de...