Acontece nesta sexta-feira (10) em Porto Velho o 1º Encontro Estadual de Salvaguardas Socioambientais de REDD+ para Povos Indígenas e Populações Tradicionais de Rondônia. Realizado pela Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé, o evento tem como principal objetivo coletar contribuições de forma participativa junto a indígenas, quilombolas e extrativistas para o processo de recomendações para as Salvaguardas Socioambientais do Estado de Rondônia. Salvaguardas são um conjunto de princípios ou medidas que visam proteger ou evitar riscos à conservação florestal da biodiversidade ao mesmo tempo em que promovem benefícios e não causem impactos negativos às comunidades locais.
O encontro é parte das ações do Projeto Janela B, executado pela Ecoporé, que vem realizando uma série de formações e nivelamentos quanto aos conceitos de REDD+ em todo o estado junto às comunidades tradicionais. É a primeira vez que um evento dessa magnitude reúne indígenas, quilombolas, extrativistas, autoridades ambientais do Governo e empresas interessadas para discutir as salvaguardas socioambientais e ouvir as propostas dessas comunidades frente aos desafios enfrentados por eles diariamente.
Os projetos de REDD+ estão chegando às comunidades por todas as partes e é imprescindível que todos estejam preparados e devidamente informados para a tomada de decisões importantes para garantirem a proteção de seus direitos, da proteção do território e do meio ambiente. Convidamos a todos a participarem deste grande encontro que acontece a partir das 8h, no auditório da OAB em Porto Velho. Para quem está em outras cidades ou estados, o evento também será transmitido ao vivo pelo YouTube da Ecoporé.