O governo de Rondônia celebrou, na segunda-feira (15), os 50 anos de criação da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), marcados por uma trajetória de serviços prestados à segurança pública e à sociedade rondoniense. A comemoração contou com uma formatura-geral e a outorga de medalhas a policiais militares e outros que se destacaram por relevantes serviços, em solenidade que reuniu autoridades civis e militares, e familiares dos homenageados.
A cerimônia simbolizou meio século de compromisso da Polícia Militar com a preservação da ordem pública, a proteção da população e o fortalecimento da cidadania em todo o estado. Durante a cerimônia, foram entregues medalhas em reconhecimento ao mérito, à dedicação e à contribuição de militares que ajudaram a construir a história da Corporação.

Foram entregues medalhas em reconhecimento ao mérito, à dedicação e à contribuição de militares
Entre as honrarias, foram concedidas a policiais militares de Rondônia:
- 151 Medalhas Mérito Forte do Príncipe da Beira, no Grau Cavaleiro; e
- 180 Medalhas Mérito Forte do Príncipe da Beira, no Grau Comendador.
Também foi outorgada 1 Medalha Mérito Forte do Príncipe da Beira, no Grau Comendador, ao Major da PMERJ, Capelão José Geraldo Gomes. Ainda no Grau Cavaleiro, foram agraciadas 23 autoridades militares de outros estados e 48 personalidades civis, entre as quais se destacam:
- Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas;
- Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro;
- Governador do Paraná, Ratinho Júnior;
- Governador de Goiás, Ronaldo Caiado; e
- Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.
Além disso, o tenente Neves foi reconhecido por sua dedicação e disciplina, sendo agraciado com diversas medalhas, moções de aplauso e mais de 50 elogios, em razão dos valorosos serviços e relevantes contribuições prestados à Polícia Militar.

A comemoração contou com uma formatura-geral
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento evidenciou a importância histórica da PMRO e destacou a valorização da segurança pública. “Celebrar os 50 anos da Polícia Militar é reconhecer uma história marcada pela coragem, disciplina e compromisso com a vida. O governo tem trabalhado de forma contínua para valorizar os policiais, investir em estrutura, tecnologia e melhores condições de trabalho, porque sabemos que uma segurança pública forte é essencial para garantir tranquilidade e desenvolvimento à população rondoniense”, enfatizou.
RECONHECIMENTO
O comandante-geral da PMRO, coronel Regis Braguin, ressaltou o simbolismo da data e a importância do reconhecimento aos profissionais da Corporação. “Este é um dia importante de honraria e de reconhecimento. Celebramos os 50 anos da Polícia Militar no estado de Rondônia e a entrega de medalhas aos militares, que apresentam resultados expressivos no combate ao crime organizado. Nos últimos anos, conseguimos avançar de forma significativa, graças à força e à energia dos valorosos policiais. Esse trabalho também é fruto do legado deixado por aqueles que nos antecederam, que construíram as bases para que hoje possamos servir e proteger com ainda mais efetividade. A Medalha Forte do Príncipe da Beira é a maior honraria da nossa Corporação e simboliza esse reconhecimento, que também se estende a civis e instituições que contribuíram para que a Polícia Militar se tornasse o que é hoje.”

Primeiro-sargento Ralciclei da Silva, um dos homenageados
Entre os homenageados, o primeiro-sargento Ralciclei da Silva Carvalho, agradeceu o reconhecimento recebido. “Agradeço ao comando da Polícia Militar e ao governo de Rondônia por esta medalha. Ela representa, para nós, o reconhecimento da atuação dos homens e mulheres da Corporação.”
HISTÓRIA E CRIAÇÃO
A Polícia Militar do Estado de Rondônia foi criada pela Lei Federal nº 6.270, de 26 de novembro de 1975, no contexto de organização administrativa do então Território Federal de Rondônia. A criação foi publicada no Boletim Interno nº 001, de 31 de maio de 1976, e regulamentada pelo Decreto Federal nº 79.108, de 20 de janeiro de 1977, divulgado no Boletim Interno nº 014/1977, passando as Polícias Militares a ficarem subordinadas às Secretarias de Segurança Pública dos territórios.

Atualmente, a Polícia Militar de Rondônia conta com um efetivo de cerca de 5 mil policiais militar
O Comando-Geral da PMRO foi instalado em 13 de maio de 1976, inicialmente na Rua Benjamin Constant, nº 1.147, em Porto Velho. O primeiro comandante da Corporação foi o Major de Infantaria do Exército Brasileiro, Ivo Célio da Silva, responsável por estruturar os primeiros passos da instituição. Em 11 de junho de 1979, o Quartel do Comando-Geral (QCG) foi transferido para a atual sede, localizada na Avenida Tiradentes, nº 3.360, Bairro Pedacinho de Chão.
ESTRUTURA OPERACIONAL
Atualmente, a Polícia Militar de Rondônia conta com um efetivo de cerca de 5 mil policiais militares, atuando de forma estratégica na segurança pública dos 52 municípios do estado e em 87 localidades. A estrutura operacional da Corporação é composta por 11 batalhões operacionais, 6 batalhões especializados e 3 companhias, garantindo presença permanente e ações integradas em todo o território rondoniense.
Fonte
Texto: Midian Mascarenhas sob supervisão de Sara Lazarotto
Fotos: Frank Nery
Secom – Governo de Rondônia