Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, foi deflagrada a Operação Quimera, uma ação integrada das forças policiais da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, sob coordenação da Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado de Vilhena, do Comando Regional de Policiamento III e da Delegacia Regional de Polícia Civil de Vilhena. A operação tem como principal alvo membros da Organização Criminosa Comando Vermelho, atuantes nos no Cone Sul de Rondônia.
A ação conta com um robusto aparato policial, envolvendo apoio do efetivo operacional da GAVE – Gerência de Aviação da SESDEC (Porto Velho), além de equipes da DRACO 2, das Delegacias Regionais de Vilhena, Ariquemes, Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé do 3º BPM (Vilhena), 4º BPM (Cacoal), 10º BPM (Rolim de Moura), 2º BPM (Ji-Paraná) e do BPTAR (Porto Velho),
Para dar suporte às ações, cães farejadores e um helicóptero também estão sendo empregados.
Ao todo, mais de 220 Policiais Civis e Militares participam da Operação Quimera, que cumpre 65 medidas cautelares, sendo 22 mandados de prisões preventivas, 28 mandados de busca e apreensão e ainda 15 medidas cautelares diversas. As ordens judiciais são executadas simultaneamente em diversos endereços nos municípios de Vilhena, Chupinguaia e também nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso.
As autoridades informaram que novas atualizações serão divulgadas ao longo do dia, conforme o avanço das diligências e consolidação dos resultados obtidos.