O balanço do semestre aponta a participação de mais de 2 mil crianças e adolescentes no projeto Construindo Campeões, além de 1.533 idosos atendidos pelo programa Qualidade de Vida. As ações contemplam diferentes modalidades esportivas e atividades físicas, atendendo públicos de ambos os gêneros e faixas etárias variadas, desde a iniciação esportiva, a partir dos 7 anos, até a melhor idade.
CONSTRUINDO CAMPEÕES
Entre os alunos, a ginástica rítmica foi uma das modalidades em destaque. Maria Heloísa, de 8 anos, falou sobre a importância da atividade em sua rotina.
“Tudo isso é uma parte da minha vida, é uma parte do meu coração. Eu quero um dia ser uma ginasta nível Brasil.”
O impacto das atividades também foi destacado por alunos das modalidades esportivas. Pedro Joaquim, de 11 anos, praticante de futebol, relatou os benefícios da participação no programa. “Mudou o meu jeito de viver. Eu gosto muito de fazer futebol e isso pode mudar bastante a vida da pessoa, a pessoa pode melhorar fisicamente, mentalmente, e é isso.”
QUALIDADE DE VIDA
No programa Qualidade de Vida, voltado ao público idoso, Maria Antônio, de 64 anos, moradora do bairro JK, participa das atividades de fisioterapia e hidroginástica e destacou os ganhos para a saúde e a convivência social. “Eu participo, gosto muito. Eu sentia muitas dores no corpo e, olha, diminuiu muito. Fora que a gente faz amizades, os professores são muito legais. Agradeço a prefeitura.”
O secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, avaliou o encerramento das atividades como positivo e ressaltou o alcance dos programas esportivos desenvolvidos ao longo do ano.
“Na parte da tarde, encerramos as nossas atividades esportivas, onde contemplamos todos os nossos programas, o Qualidade de Vida, e o nosso Construindo Campeões, onde nós temos mais de 2 mil inscritos envolvidos nas mais variadas modalidades. E pra encerrar o nosso ano no esporte, a gente ainda sorteou uma moto, para os participantes dos programas da Semtel.”
SORTEIOS DE BICICLETAS E MOTO
Durante o evento, ao longo do dia, foram realizados sorteios de bicicletas, bolas e outros brindes entre os participantes. No encerramento da programação, foi sorteada uma moto Honda Pop, tendo como ganhadora a aluna Luana Esteffany, de 10 anos, praticante da modalidade futebol.
Luana comentou a emoção ao ser sorteada. “Tô muito feliz. Eu agradeço muito a Deus por ter essa. Minha mãe estava precisando muito, ela queria tanto uma moto dessa, mas a gente não tinha condição pra comprar. Agradeço muito a Deus por ter dado essa moto pra gente.”
A mãe da aluna, Lucicleide de Souza, dona de casa e moradora do bairro Jardim Santana, contou que foi ao evento com a expectativa de participar dos sorteios e acabou surpreendida com o resultado final. “É uma emoção tão grande que eu não sei nem o que falar. Quando eu saí de casa, eu falei assim: minha filha, essa bicicleta, se Deus abençoar, é nossa. A gente chegou, teve o sorteio das bicicletas e ela não ganhou. Depois, no final, veio o sorteio da moto e foi chamado o nome dela. Foi uma emoção muito grande.”
O encerramento das atividades esportivas marcou o fechamento do calendário do semestre na Vila Olímpica Chiquilito Erse, reunindo alunos, familiares, técnicos e gestores em um momento de prestação de contas e integração das ações esportivas desenvolvidas ao longo do ano.
Texto: Jhon Silva
Fotos: Júnior Costa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)