Cumprindo o plano de ação do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, que visa a cobertura integral dos serviços de saúde, a população do distrito de União Bandeirantes recebeu, na segunda-feira (3), pela primeira vez na história, o projeto FOB USP.
Idealizado pela USP de Baurú, o FOB USP é um projeto que há 23 anos vem atendendo comunidades povoadas dentro da floresta amazônica, a exemplo do distrito de União Bandeirantes, que, mediante uma parceria inédita com a Prefeitura de Porto Velho, teve oportunidade de receber atendimentos clínicos e odontológicos gratuitamente.
Composto por uma equipe de graduandos, pós-graduandos e educadores dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Odontologia, o FOB USP iniciou os atendimentos, que seguirão até a próxima sexta-feira (7), que acontecem na escola 03 de Dezembro, no perímetro urbano do distrito.
Segundo a coordenadora geral do projeto FOB USP Rondônia, Magali de Lurdes Caldana, essa ação em União Bandeirantes ocorreu após uma mobilização que contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Gabinete Militar.
“Nós tivemos toda a logística disponibilizada pela Prefeitura de Porto Velho, que nos deu a oportunidade de conhecer a população de União Bandeirantes e conseguir expandir esse trabalho, que é uma maneira de qualificarmos nossos acadêmicos e proporcionar atendimento clínicos e odontológicos às populações mais distantes do nosso país”, destacou Magali de Lourdes Caldanha.
Para o médico José Henrique, que já atuou no FOB USP como graduando e hoje participa do projeto de forma colaborativa e não remunerada, essa ação em União Bandeirantes não se trata apenas de atendimentos superficiais, mas sim, de um trabalho de mapeamento, conhecendo as necessidades da comunidade.
“Nós temos a oportunidade de atender a comunidade e, de forma simultânea, realizar um mapeamento da situação da condição de saúde dessa população, fazendo com que o acompanhamento seja efetivo e garanta um tratamento adequado por parte da saúde básica da região”, disse José Henrique.
A COMUNIDADE
Os moradores de União Bandeirantes não desperdiçaram a oportunidade de receber atendimentos especializados e marcaram presença massiva no primeiro dia do projeto, lotando a lista de atendimentos, gerando uma expectativa de superar o número de mil atendimentos até o final da semana.
Segundo Patricia de Jesus, moradora do distrito de União Bandeirantes há 20 anos, esse atendimento foi a oportunidade que ela tanto esperou para que seu filho, de apenas dois anos, fosse avaliado por um fonoaudiólogo.
“Meu filho tem apenas dois anos e precisava de uma avaliação para descobrir se ele tem algum tipo de espectro autista. Quando eu fiquei sabendo dessa ação que estava sendo promovida no distrito, eu não perdi a oportunidade e marquei a consulta”, disse Patrícia Carvalho.
Morando há 22 anos em União Bandeirantes, a jovem Erika Graciano buscou o serviço da FOB USP para realizar o seu tão aguardado tratamento odontológico, que, de acordo com ela, foi realizado por uma equipe eficiente, atenciosa e dedicada.
“Eu busquei o atendimento odontológico porque a nossa comunidade sabe da competência das pessoas envolvidas nesse projeto e da qualidade do serviço que eles oferecem, essa é uma demonstração de valorização da nossa comunidade que há muito tempo não recebemos”, disse Erika Graciano.
Vale destacar que cadeiras odontológicas, compressores, além de uma série de equipamentos para a realização dos atendimentos, são transportados em um caminhão da USP.
Já para Silvani Santos, essa foi a primeira vez que ele presenciou uma ação desse porte no distrito de União Bandeirantes em seus mais de 20 anos como moradora da região.
“Essa é uma ação que ajuda diretamente o povo de Bandeirantes, por isso só temos a agradecer à Prefeitura de Porto Velho e à USP Baurú por nos dar essa sensação de acolhimento e respeito, que tanto estávamos carentes”, disse Silvani Santos.
A Prefeitura de Porto Velho segue o ano de 2025 priorizando os atendimentos básicos na saúde municipal.
Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: Ana Flávia Venâncio
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)