A valorização do ensino profissionalizante no mercado de trabalho está motivando jovens em início de carreira e trabalhadores já na ativa, a se habilitarem profissionalmente, por meio da modalidade educacional que oferece formação prática em áreas específicas. Na reta final do ano letivo 2024, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) realiza mais formaturas de cursos técnicos em Porto Velho. A programação teve início na quarta- feira (4), e encerra-se nesta segunda- feira (9), com a diplomação de 114 formandos.
Realizadas no auditório da instituição de ensino, as cerimônias de diplomação contam com as presenças de convidados dos concluintes, autoridades e representantes da comunidade escolar. Além dos estudantes que estão sendo diplomados neste mês de dezembro, o Idep realiza ao longo do ano, em Porto Velho e no interior formaturas de diversos cursos técnicos em diferentes áreas.
REFERÊNCIA
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a formação de mais profissionais acelera o cronograma elaborado pela gestão estadual para manter o cumprimento das metas traçadas no Planejamento Estratégico da gestão estadual, com foco no fortalecimento e expansão da qualificação da mão de obra em todas as regiões do estado.
“Rondônia é referência nacional pela queda na taxa de desocupação e se destaca nacionalmente pela descentralização do ensino profissionalizante, inclusive para localidades remotas como comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas”, evidencia o governador.
RECOMEÇO
Devido a essa facilidade de acesso ao conhecimento que a moradora do Bairro Cohab Floresta na Capital, Rosilane Guimarães da Silva, 54 anos, retomou os estudos. Sem frequentar uma sala de aula há exatos 22 anos, porque teve que abrir mão da vida escolar para se dedicar à educação dos filhos, voltou à escola e acaba de se formar no Curso Técnico em Secretaria Escolar.
“Decidi estudar porque meus filhos já estão criados. Três estão formados e uma adolescente de 16 anos está concluindo o 2° ano do ensino médio. Tenho muita gratidão!”, ressaltou a formanda; emocionada ao receber o diploma. Rosilane da Silva conheceu o Idep através de um filho que fez o curso de qualificação – Programador Web e testemunhou a conquista da mãe na formatura dela.
EMPREENDEDORISMO
No Caso da empreendedora Suzana Ruth Xavier Freire, de 41 anos, o Curso Técnico em Estética lhe deu mais condições de ampliar o leque de serviços prestados no seu salão de beleza, localizado no Bairro Tancredo Neves, onde ela mora na Capital. “Tenho meu salão de beleza há 9 anos. Antes do curso só realizava o atendimento básico com cabeleireiro, manicure e depilação. Depois do curso são oferecidos vários procedimentos como drenagem, massagem, limpeza de pele e peeling”, informa a recém-formada, que planeja transformar o empreendimento em um estúdio de beleza.
Casos de sucesso no ensino profissionalizante contribuem para Rondônia manter o progresso econômico e o desenvolvimento social. Nesse sentido, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, evidencia que, “um estudante que consegue aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula na profissão que abraçar, se torna protagonista do seu crescimento, conquistando a autonomia financeira e contribuindo para o aumento do orçamento familiar.”
CURSOS
– Técnico em Administração
– Técnico em Secretaria Escolar
– Técnico em Logística
– Técnico em Marketing
– Técnico em Estética
– Técnico em Recursos Humanos
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom – Governo de Rondônia