A equipe de jornalismo do site HORA1RONDONIA, recebeu informações que o 5°grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia que realizam os trabalhos no município de Ariquemes, distante a 200 km de Porto Velho, capital de Rondônia, foi acionado para uma ocorrência de um incêndio em uma residência localizada na Rua Crisântemo, bairro São Luíz. Logo o agrupamento enviou para o local três viaturas (1 Auto Bomba Tanque, 1 Auto Tanque e 1 Auto Bomba Tanque Florestal), pois as informações que chegaram seria que que uma casa de madeira estava em chamas e que poderiam haver pessoas dentro.
Ao chegar no local, foi possível visualizar uma casa de madeira tomada pelas chamas, momento em que os combatentes instantaneamente atuaram operacionalmente de forma tripla na ocorrência, linha de busca e resgate para tentar localizar as vítimas, linhas de combate direto para debelar o incêndio, e linhas de combate indireto evitando que o fogo se alastrasse para as residências vizinhas.
Vídeo produção Roberto Oliveira
Com aproximadamente 30 minutos de combate às chamas, foi possível reduzir o fogo possibilitando uma verdadeira varredura sobre os escombros, ocasião que fez com que os militares localizassem os corpos das duas crianças Miguel Henrique e Enzo que estavam carbonizados. Mediante haver mortos no sinistro, a Polícia Militar ajudou na evacuação do local de testemunhas e curiosos e solicitou a presença da Perícia Criminal e a funerária de plantão para fazer os trabalhos de praxe.
O total desespero tomou de conta dos familiares, que chegaram no local no momento em que a casa estava sendo destruída pelo fogo, o qual a causa do sinistro será concluída através do laudo da perícia que poderá ficar pronto em um prazo de até 30 dias. O caso de abandono de incapaz também estava sendo investigado, por que na hora que o fogo começou na residência não havia nenhum adulto na casa e as crianças poderiam estar sozinhas na casa.