• Latest
  • Trending

Dia Internacional da Reciclagem: indústria do cimento contribui para a destinação sustentável do lixo urbano

10 de maio de 2022

Tragédia na BR-429: duas crianças morrem carbonizadas em acidente em Rondônia

9 de setembro de 2025

Campanha sobre saúde mental envolve gestantes em momentos de interação e entrega de kits enxoval para bebês

9 de setembro de 2025

Educação em Rondônia recebe mais de R$ 3,6 bilhões em investimentos entre 2019 e 2024

9 de setembro de 2025

Candidatos da CNH Social devem consultar local de avaliação psicológica e aptidão física e mental a partir das 14h, desta terça-feira, 9

9 de setembro de 2025

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pela plataforma do governo de RO em várias cidades

9 de setembro de 2025

Duelo na Fronteira 2025 celebra tradição dos bois-bumbás e fortalece a cultura popular de Rondônia

9 de setembro de 2025

Prefeitura diminui valores abusivos da taxa de embarque do Terminal Rodoviário

9 de setembro de 2025

Prefeitura de Porto Velho assina termo com educadores para elevar o Ideb

9 de setembro de 2025

Família Acolhedora abre cadastro para quem deseja abrigar temporariamente crianças e adolescentes em Porto Velho

9 de setembro de 2025

Prefeitura de Porto Velho garante carnê do IPTU em Braille para pessoas com deficiência visual

9 de setembro de 2025

Praça Marise Castiel, no bairro Alphaville, é entregue à comunidade

9 de setembro de 2025

Após recurso do MPRO, homem que matou casal em racha em PVH recebe nova condenação de quase 40 anos de prisão

9 de setembro de 2025
9 de setembro de 2025
  • Login
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Eleições
  • Duelo na Fronteira
No Result
View All Result
Hora1Rondônia
No Result
View All Result

Dia Internacional da Reciclagem: indústria do cimento contribui para a destinação sustentável do lixo urbano

Por meio de iniciativas como o Atlas de Recuperação Energética e o uso da tecnologia do coprocessamento, setor reforça compromisso com a redução da emissão de CO2 na cadeia produtiva do cimento

by hora1rondonia
10 de maio de 2022
in Mundo
A A
0
Compartilhar essa notícia:

O lixo tornou-se um problema ambiental, agravado ainda mais no último ano pela pandemia da Covid-19. Com a migração das atividades para dentro das residências, a geração de resíduos sólidos urbanos no país alcançou a marca histórica de 82,5 milhões de toneladas por ano. Celebrado em 17 de maio, o Dia Internacional da Reciclagem reforça a importância de se estimular, em todo o planeta, uma reflexão sobre o consumo consciente e a importância de dar um destino adequado ao lixo.

 

A busca por soluções para transformar o problema dos resíduos e lixões em oportunidade de geração de energia nunca foi tão urgente. Para contribuir com a gestão de resíduos sólidos, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) apresentou recentemente o maior e mais completo Atlas de Recuperação Energética do Brasil. A ferramenta faz parte da nova versão do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, o SINIR+, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, que mapeia as regiões com maior potencial de aproveitamento do lixo para geração de energia e traz informações interativas e painéis que detalham a gestão dos resíduos sólidos em todo o País.

 

O desenvolvimento do Atlas de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos é parte de um acordo assinado pelo Ministério do Meio Ambiente junto com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e demais integrantes da Frente Brasil de Recuperação Energética de Resíduos – FBRER. Fruto de um amplo trabalho de dois anos, o esforço em conjunto com as associações é de extrema importância para auxiliar no esforço governamental de colocar a Política Nacional de Resíduos Sólidos em prática e atender ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que prevê a universalização dos serviços de saneamento até 2033 e encerramento dos lixões até o final de 2024, priorizando a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos.
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) recém-publicado pelo governo traz diretrizes, estratégias, ações e metas para modernizar a gestão de resíduos sólidos no País, de forma a colocar em prática os objetivos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei n° 12.305, de 2010. O novo dispositivo prevê o aumento crescente da recuperação de resíduos, estabelecendo uma meta de 50% de aproveitamento em 20 anos. Assim, metade do lixo gerado passará a ser valorizado por meio da reciclagem, compostagem, biodigestão e recuperação energética (coprocessamento), o que representa um grande avanço se comparado ao cenário atual em que apenas 3% dos resíduos sólidos urbanos são recuperados.
A indústria de cimento, por exemplo, é um dos segmentos com maior potencial para operar com grandes volumes de lixo urbano não reciclável. A tecnologia de coprocessamento transforma resíduos sólidos urbanos e industriais e passivos ambientais em energia térmica. Neste processo, o resíduo substitui parte do combustível que alimenta a chama do forno – que transforma argila e calcário em clínquer (matéria-prima do cimento). Uma opção segura para a destinação adequada e sustentável de resíduos e de passivos ambientais em fornos de cimento.
“O setor cimenteiro pode contribuir no aumento da vida útil dos aterros sanitários e industriais e, principalmente, com as metas públicas de eliminação de lixões e aterros controlados. Ademais, colabora com o progresso dos níveis de reciclagem, com a recuperação de áreas contaminadas, além da redução de emissão do gás metano. Com a tecnologia de coprocessamento, atuamos na redução das emissões de CO2, através do uso de diversas tipologias de resíduos sendo a mais recente pela utilização do CDRU (Combustível Derivado de Resíduos Urbanos) em substituição ao coque de petróleo – combustível mais utilizado no processo de fabricação de cimento. Vale salientar que este acordo traz um enorme potencial para ampliar as discussões e achar alternativas viáveis para que os investimentos necessários para uma destinação ambientalmente mais adequada, ocorram na cadeia como um todo, trazendo, portanto, benefícios concretos ao meio ambiente e à sociedade” diz o presidente da ABCP, Paulo Camillo Penna.
Combustíveis renováveis

O setor de cimento também estabeleceu de maneira vanguardista suas metas em relação à redução dos seus níveis de emissão dos gases de efeito estufa e para isso pretende chegar em 2050 utilizando 55% de combustíveis renováveis de diversas fontes, tais como: resíduos urbanos sem reciclabilidade, lodo de esgoto, pneus inservíveis, agrícolas (casca de arroz, caroço do açaí, casca do babaçu) e resíduos industriais.

“Atualmente, a matriz energética já utiliza 28% de combustíveis alternativos, e tem conseguido reduzir gradativamente a cada ano sua dependência do coque de petróleo, combustível fóssil, altamente emissor e em sua grande parte importado, sujeito às variações constantes de preço do mercado internacional”, explica o presidente.
Para tanto, a indústria do cimento tem como meta a inovação e o desenvolvimento tecnológico, que visa oferecer um cimento de qualidade que atenda às necessidades crescentes do país. “Somado a isso temos o compromisso de atingir nossas metas de emissão, ao mesmo tempo que desempenhamos um papel relevante na destinação mais adequada dos diversos tipos de resíduos, muitas vezes descartados em locais inadequados quando poderiam ser reaproveitados dentro do processo produtivo em conformidade com a economia circular”, finaliza o dirigente.
Sobre a ABCP 

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela indústria brasileira do cimento, que há mais de 80 anos promove estudos sobre o cimento e seus sistemas construtivos e presta serviços laboratoriais de excelência à cadeia produtiva da construção civil que emprega o concreto. Mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira.
Para conhecer a ABCP, visite o Portal 

Comente!
Compartilhar essa notícia:
Tags: DIAINTERNACIONALlixoRECICLAGEM
Previous Post

CNM atua para garantir contrapartida da União no pagamento do piso da enfermagem

Next Post

URGENTE: Motorista é crivado de tiros no centro de distrito de Porto Velho

MAIS NOTÍCIAS

Mundo

Veja o momento em que avião cai em rodovia; 2 pessoas morreram

23 de julho de 2025
Mundo

ASSISTA AO VÍDEO: Traficante usa fuzil e mata ex-mulher no meio da rua: ‘no meu carro você não mexe’

15 de julho de 2025
Mundo

ASSUSTADOR: “A Sucuri comeu ela”: mulher desaparecida é encontrada dentro de cobra gigante; veja vídeo

20 de junho de 2025
Mundo

Urgente: Irã Inicia contra-ataque a Israel com mísseis atingindo Tel Aviv; veja vídeo

13 de junho de 2025
Next Post

URGENTE: Motorista é crivado de tiros no centro de distrito de Porto Velho

Notícias mais lidas!

  • Homem lambe a faca suja de sangue após matar jovem na zona leste de Porto Velho

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Mulher que espancou jovem na frente de criança recebe surpresa dolorosa do próprio marido

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • AGORA: Facção criminosa declara guerra contra forças de segurança em Rondônia após morte de sete integrantes

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Hora1Rondônia

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

NAVEGAÇÃO DO SITE

  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Eleições
  • Duelo na Fronteira

REDES SOCIAS

No Result
View All Result
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Eleições
  • Duelo na Fronteira

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a consentir a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.