A Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) havia programado, após encerrada a votação, às 17h de domingo (1º), para anunciar os resultados da eleição dos Conselheiros Tutelares, sobretudo porque o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os totalizam no máximo em 10 minutos. Mas uma pane no sistema do TRE, em âmbito nacional, fez com que a apuração fosse feita de forma verbal, urna por urna. Diante da situação, após a apuração das urnas da Zona Eleitoral 6, resolveu suspender a apuração e dar outro encaminhamento.
A vice-presidente do CMDCA, Karla Feitosa, explicou como vai se processar daqui pra frente os trabalhos: “Geralmente, em eleições anteriores, quando termina a apuração, a gente já tem, normalmente, uma relação de todos os candidatos em questão de classificação. Porém, a representante do TRE informou que não é uma obrigação deles e que houve uma pane no sistema do Tribunal, âmbito nacional, o que impediu eles de tabular isso. Diante da situação, o CMDCA com muitas seções para apurar e verbalmente não tinha condições; deliberou-se que amanhã ( 2), às 10 horas, o CMDCA irá expor/fixar os boletins das urnas, urnas que foram lacradas tendo como testemunhas membros da comissão eleitoral, do CMDCA e três candidatos. Então, na segunda-feira (2), os boletins das urnas ficarão expostos no CMDCA. No dia 3, às 18 horas, será publicada uma prévia”.
A Comissão Especial teve a decisão devido ao adiantado das horas e apenas uma escola (Padre Mário Castagna) havia sido realizada a contagem, havendo as demais zonas. Nesse ínterim, o cansaço dos servidores, inclusive grávidas.
Ana Karla informou que Diego Alves, da Coordenação de Fortalecimento do SGD no MDHC, disse em um grupo institucional do WhatsApp do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, feito para acompanhar o processo, anunciou que Distrito Federal teve o mesmo problema que Porto Velho quanto a apuração da totalização dos votos.
Toda decisão da comissão foi acompanhada pelo técnico do Ministério Público.
Texto: Adaides Batista
Fotos: Semasf
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)