Profissionais em odontologia que atuam na rede municipal de saúde da zona urbana e rural se reuniram na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nos últimos dias 26 e 27, para uma intensa capacitação no sistema de prontuário eletrônico de informações do paciente. O objetivo foi aprimorar a qualidade dos dados individuais do usuário.
Segundo a Divisão de Saúde Bucal da Semusa, dentistas que atuam nas unidades de saúde e nos Centro Especializado de Odontologia (CEO) participaram da capacitação, proporcionada diante das diversas dúvidas levantadas por esses profissionais.
Igor Amorim, técnico do Departamento de Atenção Básica (DAB) que conduziu o treinamento, explica que o sistema utilizado pela rede passa por aprimoramentos rotineiros e quem utiliza a ferramenta também precisa estar atento às mudanças e atualizações.
“Detectamos que durante o lançamento das informações do paciente na rotina de atendimento alguns dados importantes eram deixados de fora, procedimentos realizados por vezes deixados de lançar. Com isso, alguns indicadores de saúde do município não estavam satisfatórios, mas não por falta de atendimento, e sim por não constar na plataforma”.
Francielli Pasquim Tolotti, gerente da Divisão de Saúde Bucal, explica que 110 cirurgiões dentistas da zona urbana e rural foram convocados para a capacitação, realizada em quatro encontros durante dois dias.
“Fizemos uma escala com os profissionais para que o atendimento nas unidades permanecesse inalterado e que todos os odontólogos tivessem a oportunidade de participar. Com isso, buscamos entender melhor as dificuldades de cada unidade para tentar ajudar da melhor forma possível, sempre buscando melhorias e qualidade no serviço prestado ao paciente”.
Elane Nunes da Silva, odontóloga da Semusa há 12 anos e que atua na Unidade de Saúde da Família de Vista Alegre do Abunã, destaca que o conhecimento adquirido vai fazer grande diferença na atuação profissional e também beneficiar os usuários.
“Quando trabalhamos com esse sistema em pleno funcionamento, desde a recepção do paciente até o atendimento final, é uma garantia de qualidade ao serviço prestado e agilidade no atendimento. Além disso, também significa economicidade, pois o prontuário eletrônico bem preenchido dispensa a necessidade de impressão física de papel”, opina a dentista.
Atuando na rede municipal de saúde há 19 anos, o cirurgião dentista Cleson Oliveira de Moura entende que o lançamento das informações do paciente no sistema é a base do planejamento de gestão do município. Por isso, esses dados precisam ser preenchidos corretamente.
“Esse é um movimento que tem importância para a gestão trabalhar com planejamento em saúde, mas também de grande relevância ao profissional, para conhecer o histórico de atendimento do seu paciente. Ou seja, a qualificação da gestão e assistência em saúde passa, fundamentalmente, pelo domínio do profissional na utilização do sistema de informação”, aponta o dentista.
Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Semusa
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)