O Corinthians venceu o Atlético-GO por 1 a 0 na noite deste sábado, no Antônio Accioly, em Goiânia, e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro na nona rodada – posição que manterá se Palmeiras e Atlético-MG empatarem o confronto direto que terão neste domingo. O Timão, cheio de desfalques, teve atuação irregular, sofreu, viu o Dragão fazer um gol (anulado pelo VAR e alvo de reclamações), mas marcou o gol da vitória com Gustavo Mantuan, no fim do primeiro tempo. Se a atuação não foi brilhante, ao menos o placar devolveu a liderança e encerrou uma série de cinco empates seguidos do Corinthians.
O Corinthians vai aos 18 pontos, a três de distância de Palmeiras e Atlético-MG, que se enfrentam neste domingo – se houver um vencedor, ele vai ultrapassar o Timão, que terminaria a rodada como vice-líder. Já o Atlético-GO estaciona nos sete pontos, na penúltima colocação.
Primeiro tempo
Cheio de desfalques, Vítor Pereira escalou um Corinthians diferente, com uma linha de quatro na defesa com Mantuan na lateral direita, meio-campo reforçado e Róger Guedes como centroavante. Com o camisa 9 e também Giuliano e Renato Augusto abaixo da média, o Timão teve dificuldades de criação e viu o Atlético-GO se impor – sempre em velocidade, explorando principalmente o lado direito da defesa, que também tinha Robson Bambu em noite ruim. Por ali, Churín dominou livre e cruzou para Jorginho marcar de cabeça e abrir o placar, aos 14 minutos. O lance, porém, foi anulado por impedimento após revisão do VAR. Apesar de ter sofrido mais, o Timão conseguiu abrir o placar com a força dos garotos: Du Queiroz invadiu a área, rolou para Piton, e o lateral cruzou para Mantuan marcar de cabeça: 1 a 0. A reta final foi novamente de pressão do Atlético-GO, mas Cássio e a defesa corintiana seguraram a vantagem.
Segundo tempo
Apesar da melhora defensiva do Corinthians, foi um segundo tempo de grandes chances do Atlético-GO, que rondou, rondou, rondou, mas quase sempre foi travado pela zaga corintiana. Vítor Pereira, pensando na segurança, lançou nomes como Cantillo, Bruno Melo e Xavier – na reta final, ficou praticamente com os 11 jogadores atrás da linha de meio-campo fechando espaços e forçando o Dragão a cruzar na área. A melhor escapada do Timão foi com Róger Guedes, que entrou driblando na área, mas parou no goleiro Ronaldo. Já o Atlético aumentou a pressão no fim e teve sua melhor chance numa cabeçada de Lucas Lima, quase na pequena área.
Central do Apito
O Atlético-GO reclamou muito do gol anulado de Jorginho, ainda no primeiro tempo, anulado por impedimento após revisão do VAR. Churín fez cruzamento perfeito para o camisa 10, que estava próximo do zagueiro Gil, num lance “ajustado”, e cabeceou para as redes. O árbitro Bruno Arleu de Araújo demorou alguns minutos até ter a confirmação do vídeo.
O Corinthians volta a campo já na terça-feira para enfrentar o Cuiabá, às 21h30 (de Brasília), na Arena Pantanal. O Atlético-GO recebe o Avaí na quarta-feira, às 20h30, no Antônio Accioly – os dois jogos são válidos pela 10ª rodada do Brasileirão.
FONTE: Globo Esporte