Cientistas descreveram uma nova espécie de cobra na Amazônia que pode ser a maior do mundo. Com quase 8 m de comprimento e 200 kg, a Anaconda Verde do Norte foi encontrada pelo apresentador e biólogo holandês Freek Vonk no norte da floresta.
Até agora, apenas uma espécie de Anaconda Verde – também chamada Anaconda Gigante – foi reconhecida na Amazônia. No entanto, a Anaconda Verde do Norte (Eunectes akayima) foi confirmada como uma espécie distinta em um novo estudo, publicado na revista Diversity por cientistas de nove países.
As duas espécies de anaconda verde passam grande parte de suas vidas na água — Foto: Bryan Fry / Divulgação
Segundo o estudo, apesar das duas sucuris parecerem idênticas à primeira vista, a diferença genética entre as duas é de 5,5%. Esse percentual é considerado enorme, já que humanos e chimpanzés, por exemplo, são geneticamente diferentes entre si em cerca de 2%.
Embora tenha sido descoberta recentemente, os pesquisadores afirmam que a nova espécie já está ameaçada de extinção por conta das mudanças climáticas e do desmatamento contínuo.
O professor Jesus Rivas, principal autor do estudo, percebeu pela primeira vez que havia mais de uma espécie de sucuri verde há mais de 15 anos. Junto a sua esposa, a Dra. Sarah Corey-Rivas, ele passou anos analisando amostras genéticas e buscando a colaboração de outros pesquisadores para poder publicar suas descobertas.
O prof. Dr. Freek Vonk com a nova espécie de sucuri — Foto: Instagram / @freekvonk / Reprodução
Por Redação Casa e Jardim