No próximo dia 16, o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Vigilância em Saúde – Agevisa promoverá um dia de saúde e atividade física, cujo ponto alto será um passeio ciclístico, com percurso de oito quilômetros. As atividades fazem menção ao Dia Mundial da Doença de Chagas, que acontece na sexta-feira (14).
A largada e chegada serão no Espaço Alternativo, passando pelas Avenidas Jorge Teixeira, Lauro Sodré e Imigrantes. Na manhã desta terça-feira, houve reunião de alinhamento com a participação de todos os envolvidos na organização. O encontro, convocado pelo diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima foi no auditório do órgão.
O governador Marcos Rocha enfatiza a importância da prática de atividades físicas. “A atividade física está diretamente ligada à melhoria da qualidade de vida”, observou. O ciclismo ajuda a reduzir os riscos do desenvolvimento de doenças, problemas relacionados à baixa imunidade e transtornos de fundo emocional.
De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a concentração começará às 7h, no Espaço Alternativo, em Porto Velho, onde serão feitas as inscrições. “Os primeiros colocados receberão brindes como camisetas e squeeze. Estamos elaborando uma programação que inclui ações intersetoriais”, explicou.
O evento conta com a participação de órgãos como Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, Secretaria da Juventude Cultura Esporte e Lazer – Sejucel, Polícia Militar – PMRO, DER, Detran, Corpo de Bombeiros, Lacen, Fhemeron, Prefeitura de Porto Velho, Exército, Federação de Ciclismo, Sindsef, e Sindsaúde, além de parceiros da iniciativa privada”.
DOENÇA DE CHAGAS
O coordenador estadual de Doença de Chagas, José Maria Nobre destaca que “a doença é comum em locais onde o inseto triatomíneo (barbeiro) é encontrado. Ele é o responsável pela transmissão do protozoário Trypanosoma cruzi ao homem. A doença pode ser leve, causando inchaço e febre, ou pode durar muito tempo. Se não for tratada, pode causar insuficiência cardíaca congestiva”.
O tratamento para a doença de Chagas se concentra no uso de medicamentos que matam o parasita e no controle dos sintomas. A doença pode apresentar sintomas distintos nas duas fases em que se apresenta, que são a aguda e a crônica.
Na fase aguda, os principais sintomas são: febre prolongada (mais de 7 dias), dor de cabeça, fraqueza intensa e inchaço no rosto e pernas. No caso de picada do barbeiro, pode aparecer uma lesão semelhante a um furúnculo no local.
Após a fase aguda, caso a pessoa não receba tratamento oportuno, ela pode desenvolver a fase crônica da doença, inicialmente sem sintomas (forma indeterminada), podendo, com o passar dos anos, apresentar complicações como problemas cardíacos e problemas digestivos.
Fonte
Texto: Valbran Junior
Fotos: Lucas Maximus
Secom – Governo de Rondônia