O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Nova Déli, capital da Índia, nesta quarta-feira (18/2). Na agenda, além de discussões comerciais com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, está a participação da 4ª edição da Cúpula de Impacto em Inteligência Artificial.
O evento, que teve a primeira edição em 2023, é um encontro intergovernamental sobre segurança e governança da IA. Em ocasiões anteriores, os debates já ocorreram no Reino Unido, em Seul e Paris.
A expectativa é que, sob a presidência da Índia, o foco da cúpula mude de eixo. A proposta é colocar o desenvolvimento econômico e social no centro das discussões, com base em três pilares: pessoas, planeta e progresso.
O presidente Lula também deve fazer um discurso durante sua participação e a expectativa é que ele fale sobre o uso responsável da inteligência artificial com atenção aos riscos como desinformação.
Agenda comercial
Brasil e Índia também devem cumprir uma importante agenda comercial, com a previsão da assinatura de acordos na área de saúde e um memorando de entendimento sobre terras raras e minerais críticos. O último é visto como o início de um processo de diálogo entre os países para tratar do tema. De acordo com fontes da diplomacia brasileira, o acordo estabelece cooperação exploratória para estimular a exploração desses recursos.
Como mostrou o Metrópoles, o Brasil foi convidado a integrar um bloco sobre minerais críticos criado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas não deve avançar com a proposta. A diplomacia brasileira defende uma estratégia de “universalidade”, mantendo o país aberto a negociações com diferentes parceiros e evitando exclusividade como fornecedor.
No sábado (21/2), o presidente participa de um fórum empresarial promovido pela agência brasileira de exportações, voltado à aproximação entre empresários dos dois países e à atração de investimentos.






































