Após a morte de sete supostos integrantes de uma facção criminosa em Rondônia, uma carta atribuída a um dos líderes da organização Primeiro Comando da Capital (PCC) passou a circular em grupos de WhatsApp, provocando alerta máximo nas forças de segurança pública do estado. O conteúdo do texto, repleto de ameaças explícitas, declara “guerra direta” contra policiais civis, militares e policiais penais de Rondônia.
A carta, datada desta quarta-feira (2), acusa as autoridades de agirem com “covardia” e promete represálias violentas contra qualquer agente de segurança pública. Segundo o documento, a facção responsabiliza diretamente o Estado pelas mortes de seus membros e convoca seus integrantes a reagirem com violência.
Veja trecho da carta atribuída ao PCC:
“Nós do Primeiro Comando da Capital viemos pontuar uma questão muito grave que está acontecendo no estado de Rondônia. Detectamos que em Porto Velho os bandidos de fato são as autoridades do estado que, no lugar de prender, matam! E a partir dessa data, 02/07/2025, o Primeiro Comando da Capital declara guerra direta contra todos os policiais, seja da rua ou penitenciária do estado…”
A mensagem segue com ameaças diretas a policiais e agentes penitenciários, alegando vingança pela morte dos sete indivíduos, que teriam sido executados com tiros na cabeça. A facção ainda orienta seus membros a agirem com violência caso encontrem qualquer autoridade.
Clima de tensão
A morte dos sete integrantes, ocorrida em circunstâncias ainda sob investigação, gerou revolta entre membros da facção. Fontes da segurança pública indicam que os indivíduos mortos estavam envolvidos em ações violentas e possuíam extensa ficha criminal.
A população, diante da divulgação da carta e do aumento do policiamento, vive um clima de apreensão, principalmente nas zonas mais afetadas por conflitos entre facções.
Investigação em andamento
A Polícia Civil já está investigando a autenticidade da carta e a origem das ameaças, além de apurar a responsabilidade pelas mortes ocorridas. A possibilidade de represálias reais não é descartada, e operações preventivas estão sendo planejadas para coibir qualquer tentativa de ataque.
A CARTA ORIGINAL AQUI
Salve geral 02/07/2025
Pcc 1533
Nós do primeiro comando da capital viemos pontuar uma questão muito grave que está acontecendo no estado de Rondônia, detectamos que em Porto Velho os bandidos de fato são as autoridades do estado que no lugar de prender mata! E APARTIR dessa data 02/07/25 o primeiro comando da capital declara guerra direta contra todos os polícias seja da rua, ou penitênciaria do estado.
APARTIR de agora somos água e óleo.
Aonde qualquer membro da nossa amada organização encontrar um polícial é pra matar.
Vcs matou 7 irmãos na covardia todos com tiro na cabeça e covardia se paga com covardia.
Deixamos todos os irmãos e o crime em geral ciente que APARTIR desta data 02/07/25 estão decretado todas as autoridades do estado de Rondônia pelo primeiro comando da capital.
Esses lixos, vermes da pior espécie estão sendo decretados pela covardia que fizeram com nossos irmãos na data de hoje em Rondônia. E a guerra não vai parar até temos dando a resposta a altura.
Ass: geral do estado de ro 1533.
Fonte: Hora1Rondonia