O Ypiranga está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. Como somente a vitória interessava, o Canarinho conseguiu ser efetivo e venceu o Porto Velho por 2 a 0, nesta quarta-feira (13), no Estádio Colosso da Lagoa. Alisson Taddei e Amarildo anotaram para o clube gaúcho.
Com isso, o Ypiraga garantiu mais 2,205 milhões — já havia faturado R$1,732 milhões nas fases anteriores e conquistou a maior premiação por avanço de fase na história do clube na competição. Agora, o Canarinho aguarda a definição do seu adversário na terceira fase, que virá de um sorteio a ser realizado pela CBF, em data ainda não divulgada.
O Ypiranga iniciou a partida pressionando o Porto Velho, mas apresentava dificuldades na hora da finalização. Tanto que somente depois dos 30 minutos da etapa inicial que o time gaúcho conseguiu se encontrar dentro de campo. Em contrapartida, os visitantes não apresentaram perigo à linha de meta defendida por Alexander.
Os donos da casa tiveram a primeira chegada aos sete minutos, quando Gedeílson recuperou a bola pela lateral direita e cruzou na aérea para Amarildo, que não conseguiu chegar a tempo da finalização.
Aos 30’, o Canarinho conseguiu chegar novamente ao ataque, mas da mesma forma, não foi efetivo. Numa jogada parecida, Gedeílson cruzou na área para Jhonatan Ribeiro cabecear para fora.
Depois das várias insistidas pelo lado direito de campo, o Ypiranga conseguiu furar o bloqueio e abrir o placar no Colosso da Lagoa. Aos 35’, após troca de passes, Gedeílson recebeu e cruzou para Taddei, que dominou, carregou e finalizou no canto direito do goleiro Digão para fazer 1 a 0.
Aos 39′, Mauricio Leal cometeu falta em Taddei e o árbitro da partida assinalou penalidade máxima para o Canarinho. Amarildo pegou a bola para cobrar, deu uma paradinha, deslocou o goleiro Digão e mandou no meio do gol para marcar o segundo e ampliar a vantagem da equipe gaúcha: 2 a 0.
Na volta do intervalo, a intensidade de jogo diminuiu. O Ypiranga ficou a maior parte do tempo segurando o placar favorável e o Porto Velho não criou chances ofensivas. Tanto é que a única finalização perigosa da segunda etapa foi aos 10 minutos, quando Amarildo armou contra ataque pelo lado direito e na hora da finalização, foi interceptado pelo zagueiro adversário que colocou a bola para escanteio.
Depois disso, aos 15′, o zagueiro Windson foi expulso e o Canarinho ficou com 10 jogadores em campo. Assim, o treinador Thiago Carvalho precisou arrumar a linha defensiva para não sofrer contragolpes e surtiu efeito. Willian Gomes entrou no lugar de Taddei e conseguiu segurar a pressão adversária, que assim como na primeira etapa, não concluiu com perigo ao gol.
FONTE: GZH PASSO FUNDO