Os encontros tiveram início em agosto nas comunidades do baixo Madeira, como São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação, e também já passaram por União Bandeirantes e Rio Pardo. A cada atividade, os moradores têm a oportunidade de conhecer o que já foi feito em seus territórios, apontar demandas locais e eleger representantes, nomeados como “delegados”, que levarão as propostas da comunidade para a conferência, prevista para novembro, no distrito sede.
As dinâmicas dos encontros estimulam a população a refletir sobre desenvolvimento sustentável, impactos das mudanças climáticas e organização do espaço urbano. Com apoio da equipe técnica, os moradores utilizam mapas interativos para identificar vias, bairros, possíveis limites da área urbana, além de áreas sujeitas a alagamentos e efeitos climáticos.
No mês de setembro, o distrito de Jaci-Paraná será o primeiro a receber os encontros, que acontecerão nas escolas municipais de cada localizada. Veja a programação completa:
• Nova Mutum Paraná: 3 de setembro
• Fortaleza do Abunã: 4 de setembro
• Nova Califórnia: 8 de setembro
• Extrema: 9 de setembro
• Vista Alegre do Abunã: 10 de setembro
• Abunã: 11 de setembro
Os eventos são abertos a toda a comunidade. Qualquer morador pode participar ativamente das atividades, além de se candidatar para ser delegado e representar o distrito na 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do PDPM.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Executiva de Planejamento (Seplan), vinculada à Secretaria Municipal de Economia (Semec), com o apoio do Conselho Municipal da Cidade (Concidade PVH). O objetivo é garantir que a população participe ativamente das decisões sobre o crescimento e o futuro da capital.
Texto: Emily Costa
Foto: Fábio Ono
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)