O que era para ser um momento de comemoração se tornou uma tragédia. Um incêndio em uma festa de casamento deixou ao menos 113 mortos e mais de 150 feridos no norte do Iraque. Noiva e noivo estão entre as vítimas fatais.
O desastre aconteceu na manhã de quarta-feira (27) pelo horário local, noite de terça-feira (26) no Brasil, no distrito de Al-Hamdaniya, na província de Nínive. Trata-se de uma área predominantemente cristã nos arredores da cidade de Mosul, cerca de 335 quilômetros a noroeste da capital Bagdá.
Ainda não está claro o que causou o incêndio, mas os primeiros relatos indicam que ele começou depois que fogos de artifício foram usados no salão fechado, informa a agência estatal de notícias. O prédio onde a festa acontecia era de material muito inflamável, como ocorrido na boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS) tragédia que culminou na morte de 242 pessoas em janeiro de 2013.
Ambulâncias e equipes de socorristas foram enviadas ao local pelas autoridades federais iraquianas e pelas autoridades do Curdistão iraquiano, de acordo com declarações oficiais. O governador de Nínive, Najm Al-Jubouri, disse à INA que os feridos foram transferidos para hospitais em Nínive e na região do Curdistão. “Ainda não há uma contagem final de mortos e feridos”, disse Al-Jubouri, segundo a INA.