A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) segue modernizando a cidade com lâmpadas de LED. Atualmente, a avenida Mamoré, desde a avenida Rio de Janeiro até a Calama, está recebendo novas luminárias do programa PROLED, que teve início em setembro de 2021 e é uma iniciativa idealizada pela gestão do prefeito Hildon Chaves.
O objetivo é a eficiência energética da modernização, com a substituição das lâmpadas a vapor de sódio (amarela) e vapor metálico (branca) por luminárias de LED, que garantem mais eficiência no consumo de energia, assim como aumento substancial de vida útil dos pontos de iluminação pública de Porto Velho.
Desde do início do programa, vários bairros já receberam o serviço de iluminação moderna e de qualidade. “Chegamos à avenida Mamoré e vamos garantir a qualidade de vida e segurança no período noturno para todos moradores e comerciantes da região. Nossa gestão é voltada para as pessoas e trabalha para que os cidadãos tenham mais qualidade de vida. E a modernização da iluminação pública, com a instalação de luminárias de LED, é um dos nossos objetivos desde que assumimos a administração do município. Uma iluminação pública mais eficiente significa mais segurança para as pessoas, para o comércio e motoristas, além de valorização dos bairros. Vamos avançar de forma contínua, este é um compromisso com Porto Velho”, comenta o prefeito Hildon Chaves.
O presidente da (Emdur), Gustavo Beltrame, fala sobre eficiência e economia com as novas luminárias. “A luminária de LED é mais eficiente no que se refere à iluminação e segurança pública, além de garantir redução do consumo de energia e ter uma duração cinco vezes maior do que os modelos convencionais. Um detalhe que chama a atenção é a precisão que a iluminação com LEDs proporciona na identificação de imagens captadas por câmeras de segurança. Além da qualidade que está proporcionando para as pessoas que moram na região. Está sendo feita a implantação na avenida Mamoré, com a substituição de 64 lâmpadas comuns por luminárias de LED de 240 watts, e foram substituídos 64 braços de quatro metros, para melhorar a luminosidade e a segurança dos munícipes neste local”, concluiu Beltrame.
NÚMEROS
Desde o início, em setembro de 2021, o serviço já alcançou as avenidas Lauro Sodré, Farqhuar, Tiradentes, Pinheiro Machado, Presidente Dutra, Abunã, Rogério Weber e Estrada do Santo Antônio, contempladas com 8.829 pontos, sendo 7.740 com potência de 50 Watts, 680 com potência 150 Watts, 365 com potência 180 watts e 44 luminárias com potência 240 watts.
Em setembro de 2022 iniciaram-se os atendimentos nas vias de classificação local dos bairros, sendo contemplados os bairros Cohab, Agenor Martins de Carvalho, Igarapé, Flodoaldo Pontes Pinto, Pedrinhas, Olaria, Cidade Nova, Cidade do Lobo, Ulisses Guimarães, Cuniã, Aponiã, Conceição, Floresta, Tucumanzal/Tupi e região Central. Foram revitalizados com 6.941 pontos, sendo 5.269 substituições somente de luminárias, e 1.672 substituições de luminária e braço.
No segundo semestre de 2023 serão contemplados os bairros Caladinho, Castanheira, Areal, Roque, Mato Grosso, Santa Bárbara, Tucumanzal, Mocambo, Nacional, Lagoinha, Lagoa, Cascalheira. Esta etapa do serviço abrangerá 3.473 pontos, sendo 3.268 substituições somente da luminária, e 214 substituições de luminária e braço.
Texto: Rando Silva
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)