É buscando recuperar as habilidades básicas dos alunos de comunidades ribeirinhas que a Prefeitura de Porto Velho lançou, nesta terça-feira (13), o “Banzeiro do Saber”, uma ação que capacitará professores da região do baixo Madeira nos próximos dias, no Centro de Formação de Professores.
O objetivo central da ação é implementar uma metodologia de ensino que tenha condições de corrigir as grandes defasagens educacionais observadas ao longo dos últimos anos na região ribeirinha de Porto Velho, conforme explica a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros.
“Durante quatro dias, esses professores e professoras de oito escolas do baixo Madeira terão a oportunidade de aprender uma metodologia educacional inovadora, aplicada pelo Instituto Gesto e a Elos Educacional, e que busca fazer a recomposição da aprendizagem de estudantes que estão entre o 3º e o 7º ano do ensino fundamental, principalmente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática”, explica a secretária da Semed.
A metodologia em questão é a Teaching at the Right Level (TaRL), uma abordagem de reconhecimento internacional que busca nivelar os alunos de acordo a aprendizagem, em vez da idade ou da série. A estratégia é utilizar atividades e materiais adaptados para cada nivelamento.
O programa, que já teve aplicações semelhantes em países como o Chile, Índia e Estados Unidos, promete mudar a realidade de escolas ribeirinhas de Porto Velho, como a Escola Municipal Castro Alves, onde os alunos sentiram bastante os impactos da pandemia no rendimento escolar, uma constatação que veio nos primeiros meses de trabalho do professor Lucílio Rodrigues, que leciona nas séries iniciais.
“A pandemia privou os alunos de muito tempo e qualidade de ensino. Com o retorno deles à sala de aula, percebemos que muitos apresentavam dificuldades pontuais em Língua Portuguesa e Matemática, questões que esperamos sanar da melhor forma possível quando retornarmos”, constatou o professor.
De acordo com dados da Semed, cerca de 500 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino na região do baixo Madeira que conta, atualmente, com 13 escolas municipais, sendo que oito delas participam do “Banzeiro do Saber”. A estratégia da Prefeitura é de que os professores capacitados na nova metodologia possam repercutir os ensinamentos aos colegas que também atuam nas séries iniciais em escolas ribeirinhas.
“É muito bom essa troca de experiências com professores de outras localidades e mais ainda ser capacitada em uma metodologia que a gente ainda não conhecia, mas que vai nos ajudar bastante no dia a dia na sala de aula”, acrescenta Ingrid Moraes, professora da Escola José Puccio.
O “Banzeiros do Saber” vai até a próxima quinta-feira (15) no Centro de Formação de Professores, anexo ao Teatro Banzeiros. Participam da ação as escolas Heitor Villa Lobos, Francisco Braga, Castro Alves, Henrique Dias, Dra. Ana Adelaide Grangeiro, Francisco Chiquilito Erse, Deigmar de Moraes Souza e Ermelindo Brasil.
Texto: Pedro Bentes
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)