O encontro celebrou a assinatura do termo de compromisso entre a Prefeitura e os servidores da educação para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), considerado o principal indicador da qualidade educacional no Brasil, no qual Porto Velho apresenta desempenho preocupante há vários anos.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, esse pacto é essencial para melhorar os indicadores da educação, por meio de ações práticas como valorização salarial, melhoria da infraestrutura, programas de distribuição de lanches e de convivência social, entre outras medidas que fortalecem a qualidade do ensino no município.
“Isso aumenta a percepção e os horizontes dos estudantes, que certamente irão se dedicar mais à nossa educação. Teremos melhora desses indicadores. É um ato de coragem, compromisso com o resultado prático e garantia de um futuro digno para nossas crianças, através de uma educação de qualidade”, destacou Léo Moraes.

Para a diretora escolar Denise Celestino, a meta de elevar o índice do Ideb para 5,5 é totalmente possível, desde que haja cooperação entre todas as partes envolvidas. “Esse é um momento importantíssimo, no qual construímos um diálogo reflexivo, trocamos experiências e projetamos metas para uma educação de qualidade dentro desse objetivo estipulado. Essa meta é alcançável com o empenho de todos a partir desse compromisso firmado hoje”, afirmou Denise Celestino.
O prefeito Léo Moraes também anunciou incentivos para motivar os profissionais da educação e os estudantes no alcance da meta. Serão sorteados 180 notebooks entre os professores e entregues mil bicicletas aos alunos. Além disso, a Prefeitura pagará uma bonificação de R$ 15 milhões, que será distribuída entre todos os servidores da Educação.
O cálculo do Ideb combina dois fatores: o fluxo escolar (aprovação e evasão) e o desempenho dos alunos em avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)