Antes de explicar o que poderia ter causado a mensagem pública de Hildon Chaves (UB) e Marcos Rocha (UB) nas redes sociais, é preciso entender o acordo celebrado lá atrás, durante o período eleitoral, que uniu o prefeito e o governador.
RECURSOS
Marcos Rocha queria o apoio de Hildon na disputa pela reeleição. Como o prefeito não tinha compromisso com nenhum candidato na disputa majoritária, foi selado um acordo após o Governo de Rondônia disponibilizar R$ 200 milhões para investimentos em obras na capital.
A parceria teve o aval ainda da população que é, certamente, sempre a mais interessada em investimentos que possam melhorar a qualidade de vida do cidadão.
UM POUCO MAIS
O problema é que o acordo, segundo fontes muito próximas tanto do prefeito quanto do governador é que a parceria teria duas etapas. A primeira é a liberação dos recursos imediatamente, e isso realmente ocorreu.
UM POUCO MAIS 2
A segunda parte seria um espaço para Hildon Chaves no Governo do Estado. O prefeito teria recebido promessa de “ganhar” o comando do D.E.R ou DETRAN. Marcos Rocha e o chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, não teriam colocado nenhum óbice ao pedido.
Marcos Rocha então foi reeleito e promoveu algumas reestruturações. O problema é que na hora de nomear os indicados, o Governador teria “esquecido” da conversa com Hildon. Como o prefeito não é de se humilhar, não foi atrás pedir explicações e tudo ficou por isso mesmo.
MANGA
O problema é que Hildon já se mostrou um estrategista, sempre tem carta na manga, e é publicamente declarado candidato ao Governo de Rondônia, em 2026. “Perder” secretarias ou autarquias importantes em um jogo político é um dano considerável no processo eleitoral.
DEMISSÃO
Sem muitas delongas, no mês passado, o prefeito demitiu três indicados de Junior Gonçalves que atuavam na Superintendência de Comunicação da Prefeitura. Hildon teria alegado ineficiência do setor que não estaria divulgando as ações como ele esperava.
Hildon Chaves teria tomado a decisão sem comunicar Junior Gonçalves, e nem precisava, afinal ele é o prefeito. Como Marcos Rocha voltou para o isolamento em seu gabinete, só teria ficado sabendo do fato quando “pipocaram” os comentários de Racha entre ele e Hildon Chaves.
MAIS ALÉM
Em meio aos burburinhos, também surgiu a conversa de que Hildon estaria arrumando as malas para dar “tchau” ao União Brasil e retornar ao PSDB.
MEDALHÕES
Essa possibilidade é vista com muita força, já que no União Brasil Hildon é mais um, enquanto que no PSDB seria o cacique. Várias lideranças do UB já andam alardeando que são candidatos a isso ou aquilo e uma provável disputa interna não teria Hildon Chaves como um grande destaque.
Importante dizer que o isolamento de Hildon no União Brasil não é por falta de currículo político, mas sim por ele ter entrado há pouco na sigla. E se a gente for falar sobre ego entre os medalhões do UB, nem Narciso teria espaço.
MAIS UM
Além do suposto descontentamento de Hildon Chaves, outro que já teria cortado relações com o alto escalão do Governo de Rondônia é o ex-deputado Léo Moraes. Aparentemente “alguém” teria abortado seu ingresso no comando do DETRAN/RO.
Para amigos próximos, Léo teria confidenciado que houve um racha por descumprimento do acordo. “Cada um vai seguir seu caminho respondendo pelo ônus e bônus”, teria dito o ex-deputado.
ENCONTRO
A repercussão do suposto afastamento entre o governador Marcos Rocha e o prefeito de Porto Velho, aparentemente, foi esclarecida no fim de semana. Nas redes sociais, Hildon e Rocha publicaram um encontro entre eles no Centro Político Administrativo – CPA, na manhã deste sábado (25).
PROJETOS
Ele apresentou sua mais recente pesquisa composta por dois bioativos extraídos da seiva de plantas amazônicas para tratamentos inflamatórios. Esses bioativos possuem eficiências com potencial anticâncer e anti-inflamatórias.
AVANÇO 2
O cientista Luiz Hernan mostrou o andamento dos estudos e evidenciou avanços significativos em tratamentos de doenças inflamatórias. Por se tratar de formulação farmacêutica inovadora, Herman explicou que já deu entrada no pedido de patente para descoberta.
INVESTIMENTO
Embora muitos outros cientistas e médicos já tenham observado o avanço do trabalho, faltam os recursos necessários para dar seguimento à pesquisa. Neste sentido, Herman solicitou a mediação da deputada Cláudia de Jesus junto aos órgãos responsáveis para que a pesquisa possa continuar.