Ao longo dos anos, a atual gestão da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), levou mais de 700 quilômetros de asfalto às vias da cidade, somando entre pavimentação e recapeamento. O serviço, feito através de execução direta ou por contratos com empresas terceirizadas, atendeu e continua atendendo os quatro cantos da cidade. Em dados fornecidos pela Secretaria, nos últimos quatro anos, foram mais de 60 bairros atendidos com capa nova ou recuperação asfáltica, salientando que o trabalho em 2024 ainda está em andamento.
Durante o ano de 2021, foram atendidos os bairros Costa e Silva, São Cristóvão, Pedrinhas, São João Bosco, Pedrinhas, São João Bosco, Embratel, Olaria, parte do centro com recapeamento; São Francisco, Rio Madeira, Ronaldo Aragão, Cascalheira, Centro, Triângulo e Aponiã.
Já no ano de 2022, a Prefeitura avançou no número de bairros atendidos, com mais de 35 recebendo o asfalto em capa nova ou recapeamento. Através de convênio, os bairros Agenor de Carvalho, Embratel, Nossa Senhora das Graças, Eldorado e Cascalheira foram os contemplados com o recapeamento. Com o asfalto novo, os bairros Lagoa, Cascalheira, São Francisco, Jardim Santana, Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Floresta, Igarapé, Nova Porto Velho, Aponiã, Eldorado, Três Marias, Cuniã, Olaria, Pedrinhas, Jardim Santana, São João Bosco, Cristal da Calama, Planalto, Lagoa, Agenor de Carvalho, Rosalina de Carvalho, Floresta, Nova Floresta, Baixa União, Vila da Eletronorte, Aeroclube, Costa e Silva, Socialista, Planalto e Cohab, totalizando mais de 170 quilômetros de asfalto feitos.
“Demos início, ainda no primeiro mandato, ao maior programa de pavimentação que Porto Velho já teve. Isso abrange não só a capa nova, mas a recuperação asfáltica de trechos de grande movimento nos quatro cantos da nossa cidade. Em 2022 expandimos o trabalho principalmente na zona Leste, a mais populosa da nossa cidade e que tinha uma extrema carência de atenção no quesito trafegabilidade. Nesse período, por exemplo, pavimentamos a avenida Rio de Janeiro desde o bairro Rosalina de Carvalho, fazendo a ligação até a avenida Jorge Teixeira, promovendo essa mobilidade e desafogando o trânsito em diversos outros trechos”, explicou o secretário Diego Lage.
O trabalho seguiu durante o ano de 2023 com mais de dez bairros recebendo asfalto novo e ruas de aproximadamente 30 bairros receberam o recapeamento. O bairro Nova Esperança foi atendido em praticamente sua totalidade, com cerca de 60 ruas pavimentadas e contando com a inauguração das avenidas Décio Bueno e Santos Dumont, principal acesso da zona Norte de Porto Velho à avenida Jorge Teixeira. Além dele, os bairros Areal Centro, Baixa da União, Nova Porto Velho, Eldorado, Lagoa, Triângulo, Mato Grosso, Pantanal, e cinco ruas do distrito de Vista Alegre do Abunã.
“O ano de 2023 foi de diversos desafios. Entre eles, aceitamos a proposta de dar uma cara nova ao bairro Nova Esperança, que esperava o asfalto há mais de 30 anos. Foram serviços de pavimentação e recapeamento realizados em diversos trechos do bairro, mas nosso marco está na Santos Dumont e Décio Bueno, que garantiu mais mobilidade e rotas alternativas dos moradores da região Norte de Porto Velho para o Centro da cidade”, resumiu o secretário municipal de obras.
O último ano de gestão teve início na mesma intensidade. O bairro Pantanal teve ruas recapeadas e pavimentadas logo no início de 2024, atendendo as ruas Madre Tereza, Presidente José Viana, Rita Ibanez, Sarah Ibanez, Orlando Teruz. Com recapeamento, a avenida Amazonas, parte do bairro Embratel, Nacional e JK também receberam a recuperação asfáltica. O cronograma de obras atende bairros de acordo com a estabilidade do tempo, já que o verão é o período mais indicado para garantir a qualidade do trabalho executado.
Texto: Larissa Vieira
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)