A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) chama a atenção de moradores do distrito de Jaci-Paraná: no sábado (5) é dia de levar cães e gatos saudáveis e acima dos três meses de idade para vacinar contra a raiva. Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura de Porto Velho vai disponibilizar quatro pontos de vacinação, todos com funcionamento das 9h às 16h:
1. Escola Cora Coralina – rua Ilário Maia
2. Escola ABC de Jaci – rua Sandro Viana
3. Colégio Tiradentes (CTPM II) – rua Bem Te Vi
4. Escola Joaquim Vicente Rondon – rua Generoso Ponce
O que é a raiva e como é transmitida?
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que atinge mamíferos, inclusive o homem. É uma doença caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda com alta taxa de letalidade.
A raiva é transmitida a partir do contato com a saliva de um animal infectado, através da mordedura, arranhadura ou lambedura desse animal.
Quem pode vacinar?
Todo cão e gato que apresenta boas condições de saúde e com idade acima de três meses. É recomendado que a vacina seja aplicada a cada ano. A imunização contra a raiva é a melhor forma de prevenção da doença, tanto para humanos quanto para animais.
VACINA ITINERANTE
A Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS) realiza de forma rotineira ações em diferentes pontos de Porto Velho, inclusive na área rural e distritos, onde além dos pontos fixos também são realizadas imunizações de casa em casa.
Pontos Fixos
Em Porto Velho, cães e gatos podem ser vacinados contra a raiva de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em dois locais, sendo:
1. Divisão de Controle de Zoonoses – av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira
2. Trailer de Vacinação no Parque Circuito – av. Lauro Sodré, n° 2983
Texto: Semusa
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)