PORTAL E ATENDIMENTO ONLINE
Com o intuito de facilitar o contato com servidores ativos e beneficiários, foram lançados um portal e um canal online, exclusivamente para esclarecer dúvidas previdenciárias, resultando na redução do tempo de espera para atendimentos.
RECADASTRAMENTO SIMPLIFICADO
Visando simplificar o recadastramento obrigatório para aposentados e pensionistas, o procedimento poderá ser realizado online, com envio da documentação no site do Iperon, dispensando, ainda, a inserção da declaração de vida e residência reconhecida em cartório, após o qual um servidor entrará em contato por meio de videoconferência, através no aplicativo Whatsapp para validar e finalizar o procedimento, tornando-o mais rápido e acessível.
IPERON PERTO DE VOCÊ
O projeto “Iperon Perto de Você” objetiva democratizar informações e esclarecer dúvidas previdenciárias aos aposentados, pensionistas e servidores públicos estaduais de forma itinerante em diversos municípios, incluindo Porto Velho, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ariquemes e Guajará-Mirim. Na edição de 2023, a iniciativa se agregou a outros projetos consolidados do Instituto, como o “Preparando para Aposentadoria” e “Humanizando a Aposentadoria”, além da inserção de uma oficina voltada ao setor de recursos humanos. Em dois meses o Projeto atendeu mais de 500 pessoas por todo o estado de Rondônia.
SATISFAÇÃO DOS SERVIDORES
O Instituto registrou um índice de 98,2% dos servidores, com base em 398 respostas à pesquisa realizada até o momento. Tal resultado representa um avanço significativo em relação ao ano anterior, demonstrando que as ações implementadas; na percepção dos usuários, mostram resultados satisfatórios.
AUTOMATIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO
Outro marco deste ano, foi a implementação de uma automação interna de cálculos de benefícios, com a criação de novas ferramentas. Além disso, uma equipe multidisciplinar do Iperon/Cepem foi capacitada para avaliar a Aposentadoria de Pessoas com Deficiência (PcD), reforçando o comprometimento com a inclusão.
Para o governador do Estado, Marcos Rocha, os avanços com vistas à Previdência Social foram resultados de um trabalho contínuo entre Estado e servidores. “No ano que se encerra, vê-se os notáveis resultados do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia, a gestão eficiente e as medidas implementadas, que asseguraram a solidez do sistema previdenciário, promovendo o bem-estar dos nossos servidores”, salientou.
Essas inovações refletem o compromisso da Autarquia em oferecer um serviço previdenciário mais eficiente, transparente e adaptado às necessidades dos servidores e beneficiários, seguindo com o propósito de aprimorar suas práticas para garantir uma gestão previdenciária moderna e alinhada com as demandas.
Segundo o presidente do Iperon, Tiago Cordeiro, foi um ano desafiador e a Instituto celebra conquistas significativas, evidenciando a solidez e eficiência da gestão previdenciária. “Destacamos os avanços alcançados e reforçamos o contínuo com a segurança financeira e atuarial dos beneficiários. A equipe dedicada e as medidas estratégicas foram fundamentais para assegurar o bem-estar previdenciário e seguirmos com o nível máximo do Programa de Gestão, o Pró-Gestão RPPS.
Fonte
Texto: Jéssie Dias
Fotos: Daiane Mendonça, Frank Nery, Ésio Mendes e Jéssie Dias
Secom – Governo de Rondônia