Eles são profissionais do crime. Atuam quase com perfeição. Clonam WhatsApp e outras redes sociais de conhecidos advogados; emitem sentenças fictícias, assinadas por juízes federais como se fossem verdadeiras; comunicam-se com as vítimas como se autoridades fossem. De posse de dados pessoais de contas e senhas, conseguidas na confiança, porque as vítimas imaginam que estão falando com seus representantes legais, entram nas contas e nos cartões de crédito retirando grandes quantias, quando elas estão disponíveis.
Já são centenas de vítimas só em Porto Velho. Na Delegacia Especializada, localizada na avenida Duque de Caxias, centro da Capital. Um policial confirmou que todos os dias inúmeras ocorrências têm sido registradas não só por pessoas comuns, vítimas do golpe, mas também por advogados, cujos nomes, fotos e perfis são utilizados pelos golpistas para enganar os clientes. Um destes advogados, Gabriel Tomasete, junto com seus associados, divulgou nota de alerta sobre os golpes, pedindo que sejam tomados todos os cuidados, porque a quadrilha é organizada e preparada e tem conseguido sucesso em muitos dos seus golpes.
Num dos casos recentes, os bandidos usaram o watts app de um advogado, informando a vítima de que ela teria ganho uma causa superior a 55 mil reais. Como se fosse do escritório do advogado, foram sendo pedidos dados e informações sobre as contas, para depósito, até que, depois de dar várias informações, o alvo dos bandidos sentiu que havia algo de errado. Mesmo assim, acabou perdendo algo em torno de 12 mil reais. Portanto, ao ser contato pelo advogado, é importante tentar uma conversa pessoalmente e ter toda a segurança, antes de dar qualquer informação.
Fonte: Sérgio Pires