
Estudantes foram instruídos pelo professor e estão empolgados com a inovação
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Princesa Izabel, em Porto Velho, estão ganhando destaque nacional com o lançamento do aplicativo “Cathartes”, uma plataforma educacional inovadora que utiliza a gamificação para estimular a coleta seletiva e a conscientização ambiental nas escolas. A ferramenta, criada pelos alunos João Vítor, Francisco e Jefferson Batista, com orientação do professor Cleiton Araújo, já está disponível para download na loja de aplicativos oficial do Android e em versão web, com previsão de chegada à loja de aplicativos do iOS nos próximos dias.
Com o nome inspirado no urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), ave essencial no equilíbrio ambiental, o aplicativo simboliza a importância da reciclagem como um processo vital para o planeta. O “Cathartes” permite que escolas de todo o Brasil cadastrem alunos, registrem a coleta de materiais recicláveis e disputem rankings de desempenho por turmas e também em nível nacional, incentivando a colaboração e a competição saudável entre estudantes.
COMO FUNCIONA O CATHARTES
A plataforma foi desenvolvida com uma abordagem interativa e educativa. O aplicativo registra os materiais recicláveis coletados, calcula em tempo real o impacto ambiental positivo e promove a educação ambiental de forma lúdica.
Entre os principais recursos estão:
- Gamificação ambiental: transforma a coleta seletiva em uma experiência divertida, com pontuações e desafios;
- Ranking por escola: estimula o engajamento coletivo com rankings internos por turma;
- Ranking nacional: escolas de todo o país podem competir, promovendo uma cultura de sustentabilidade em larga escala;
- Impacto ambiental em tempo real: o aluno visualiza e compartilha o impacto gerado com suas ações de coleta seletiva.
O aplicativo foi lançado no dia 5 de junho, durante um evento escolar em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação contou com a participação ativa dos estudantes, que aprovaram a iniciativa e já estão engajados em expandir o uso da ferramenta.
CONSCIENTIZAÇÃO E CRIATIVIDADE
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, celebrou o feito dos estudantes e reforçou o comprometimento do estado com uma educação transformadora. “É gratificante ver que os investimentos feitos na educação têm dado resultados concretos. Nossos estudantes estão mais conscientes, criativos e preocupados com temas ambientais. O “Cathartes” é um exemplo inspirador de como o conhecimento pode gerar impacto real na sociedade”, evidenciou.
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, ressaltou a importância do investimento em tecnologia para alcançar esses resultados. “Desde 2019, o governo de Rondônia vem investindo em infraestrutura tecnológica nas escolas. Equipamos laboratórios, distribuímos notebooks, tablets e promovemos formação continuada. E agora colhemos os frutos: com o apoio dos professores, nossos estudantes estão desenvolvendo grandes projetos como este, que unem educação, inovação e cidadania.”
CULTURA DE SUSTENTABILIDADE
O professor Cleiton Araújo, responsável pela orientação técnica do projeto, explicou que o sonho dos jovens desenvolvedores é transformar o “Cathartes” em uma política pública estadual. “Queremos que todas as escolas adotem a plataforma, e que ela ajude a promover uma cultura de sustentabilidade entre os jovens. É uma proposta que une conhecimento, inovação e transformação social.”
O projeto já está em expansão: uma nova versão do aplicativo está em desenvolvimento, com mais funcionalidades gamificadas e conteúdos interdisciplinares sobre sustentabilidade, incluindo jogos e atividades híbridas. Os alunos sonham em apresentar o “Cathartes” em feiras científicas nacionais e internacionais, e já se preparam para concorrer a prêmios de inovação.
ACESSE E PARTICIPE
Com inovação, tecnologia e compromisso com o futuro, Rondônia mostra que a educação é a chave para transformar o mundo. O “Cathartes” está disponível gratuitamente para qualquer instituição de ensino que deseje integrar a tecnologia à educação ambiental.
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