Nos dias 10 e 11 de janeiro aconteceu em todo o Brasil, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade. Em Rondônia, a prova foi aplicada para 1.259 reeducandos, alcançando uma média de 79% a mais que na edição anterior. O exame ocorreu em 40 unidades prisionais, em todo o Estado.
Os reeducandos são avaliados pelo Ministério da Educação – MEC, e com a nota têm a chance de ter acesso ao ensino Superior. Os candidatos aprovados têm acesso ao Ensino Superior com programas como Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento Estudantil (Fies).
O governador do Estado, Marcos Rocha ressaltou a importância da oferta de educação no processo de ressocialização. “No pós-cumprimento de pena, um dos fatores decisivos para que não ocorra a reincidência criminal é a inserção do egresso no mercado de trabalho, e a educação, o nível de escolaridade faz toda a diferença nesse recomeço”.
O Governo do Estado destaca que a avaliação é tida como uma importante oportunidade de ressocialização das pessoas que se encontram privadas de liberdade.
Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Luís Marcos Rodrigues
Secom – Governo de Rondônia