Hora 1 Rondonia
domingo, 12 jul 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
  • Tiros
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Eleições 2026: eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário
Brasil

Eleições 2026: eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário

Last updated: 10 de maio de 2026 11:03 pm
By
hora1rondonia
Share
2 Min Read
SHARE

Os tribunais regionais eleitorais (TREs) estão com inscrições abertas para ampliar o número de mesários voluntários que irão atuar nas eleições gerais de 2026, marcadas para outubro. O cadastro pode ser feito de forma permanente pela Justiça Eleitoral, principalmente por meio do aplicativo e-Título e dos sites dos TREs.

Ad imageAd image

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Candidatos nas eleições, parentes de políticos, integrantes de diretórios partidários com função executiva e autoridades policiais não podem atuar como mesários.

Ad imageAd image

Desde março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intensificou uma campanha nacional para atrair novos voluntários, com foco no público jovem e divulgação em rádios, TVs e redes sociais.

Os convocados passam por treinamento preparatório, que pode ser realizado pelo aplicativo Mesário, além de orientações específicas da Justiça Eleitoral para atuação nas seções de votação.

Ad imageAd image
Entre as funções dos mesários estão organizar filas, conferir documentos, controlar o acesso às seções eleitorais e auxiliar no processo de votação nas urnas eletrônicas. Cada seção conta com quatro integrantes: presidente, primeiro e segundo mesários e secretário.

Apesar de não haver salário, os participantes recebem auxílio-alimentação de R$ 65 por turno trabalhado e têm direito a folgas compensatórias. O serviço também pode contar como critério de desempate em concursos públicos e atividade extracurricular em instituições de ensino conveniadas.

O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro. Já o segundo turno, caso necessário, ocorrerá em 25 de outubro. O pleito também marcará os 30 anos da utilização da urna eletrônica no Brasil.

 

TAGGED:destaqueELEIÇÕES 2026MESÁRIO
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article TRAGÉDIA: Motociclista morre após grave acidente com caminhão e motorista foge do local
Next Article Empresário é executado por pistoleiro misterioso na frente de clientes; veja vídeo
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 2026969 views
  • FINAL DAS BUSCAS: Após dias de angústia, corpo de “Gordinho da Revoada” é encontrado e Polícia intensifica investigação sobre execução

    1 de junho de 2026527 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026311 views
  • ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

    31 de maio de 2026259 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026249 views
Related News
Geral

Mutirão de Empregos amplia oportunidades para trabalhadores em Porto Velho

Polícia

URGENTE: Homem é morto a golpes de picareta em ataque violento na zona Leste de Porto Velho; DHPP investiga o crime

Política

Bruno defende nova rota sem pedágio para tirar Rondônia da dependência da BR-364

Polícia

Perseguição termina com prisão de suspeito do CV e apreensão de grande carregamento de drogas em Porto Velho

Polícia

URGENTE: Homem é esfaqueado após confusão na região central de Porto Velho e pede socorro em residência

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • Interior
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
  • Tiros
  • acidente
  • Mundo
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46