Connect with us

Hi, what are you looking for?

       Rondônia, terça, 17 de fevereiro de 2026.

Política

Deputado Jair Montes propõe isenção de IPVA a motoristas de transportes por aplicativos

Foram convidados para a reunião o secretário Luis Fernando, titular da Secretaria de Estado de Finanças e o Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), Acássio Figueira dos Santos.

A pauta da reunião foi a isenção do IPVA para os motoristas de aplicativo de trânsito.

De acordo com Rayate Gomes, motorista de app e também presidente do sindicato a categoria o aumento no preço da gasolina nas refinarias é um dos motivos dos profissionais para tal solicitação.

“ A gente está sem condições se trabalho. Hoje teve mais um aumento no preço do combustível e além disso a manutenção dos veículos é alta. “Alegou Rayate Gomes.

O deputado estadual Jair Montes, que propôs a reunião citou o Estado do Mato Grosso que já ampliou a isenção também aos motoristas de app.

“ Hoje estamos aqui para que todos os envolvidos exponham seus argumentos. É preciso analisar todos os lados. O dos motoristas de app já está claro para todos o que eles estão passando. Pedimos que a SEFIN faça o estudo de impacto para que a isenção seja concedida em 2023. Aqui na ALE já aprovamos a prorrogação do IPVA deste ano. Isso dá um fôlego para estes trabalhadores até que se chegue a um consenso.” Analisou Jair Montes.

De acordo com o secretário de estado de Finanças para essa mudança acontecer deve-se seguir algumas regras e fazer um estudo aprofundado.

“ Acredito que devamos seguir as mesmas regras que foram válidas para taxistas e mototaxistas através do cadastro da SEMTRAN. Porém antes de mais nada vamos fazer o estudo de impacto financeiro na arrecadação do estado. “ explica Luís Fernando.

Presente também na reunião, o presidente municipal do Avante, Dr. Breno Mendes, o fiscal do povo, pontuou sobre a importância desse benefício para os condutores no cenário atual do país.

“ A população que depende desse transporte também é afetada. Se eles recebem esse benefício isso vai refletir positivamente para o passageiro. Foi muito proveitosa a reunião porque os representantes que ouviram as propostas e reivindicações dos sindicatos e associações e juridicamente demonstramos que é possível a isenção tendo em vista que outros estados já fazem  e o impacto financeiro é irrisório para o estado. ” Ressaltou Dr. Breno Mendes.

Com a aprovação Da prorrogação do IPVA 2022 até o fim deste ano vai ser possível fazer um cadastro que vai servir como base para o estado começar o estudo financeiro com a isenção em 2023.

De acordo com o deputado na segunda-feira (14) acontece uma reunião com os donos das empresas de aplicativos locais para que disponibilizem o cadastro completo de todos os condutores.

Foto e Texto: Assessoria

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Geral

A Prefeitura de Porto Velho divulgou a programação dos blocos carnavalescos que desfilam nesta segunda-feira (16), dentro do calendário oficial do Carnaval Bera Folia....

Interior

Um crime de homicídio registrado na madrugada do último domingo chocou moradores do distrito de Bom Futuro, área de garimpo localizada no município de...

Polícia

As sucessivas operações realizadas pela Polícia Federal em conjunto com órgãos ambientais para combater o garimpo ilegal nas águas do Rio Madeira, em Rondônia,...

Polícia

No final da tarde deste domingo (15), a Polícia Rodoviária Federal foi acionada para atender a um acidente de trânsito registrado no perímetro urbano...