Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de certificação das alunas do curso de corte e costura do Projeto PCD+ Mães Atípicas.
A iniciativa é fruto de emenda parlamentar destinada pela deputada e executada pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), garantindo acolhimento, serviços de saúde e capacitação profissional para mães atípicas e pessoas com deficiência em todo o estado.
“Este projeto representa mais do que qualificação profissional, ele simboliza amor, acolhimento e respeito. Cada peça produzida carrega a força, a coragem e a história de mulheres que não desistiram dos seus sonhos. Meu compromisso é seguir ao lado de vocês, abrindo portas, criando oportunidades e garantindo políticas públicas que transformem vidas de verdade.”
O curso permitiu que as mães atípicas aprendessem técnicas profissionais, desenvolvessem habilidades manuais e transformassem conhecimento em oportunidade. Entre as peças confeccionadas pelas alunas, destacam-se mesas postas, capas de sousplat, jogos americanos e guardanapos produzidos em diferentes estilos e técnicas.
Presidente da Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiências, Autismo e Doenças Raras, Cristiane Lopes tem fortalecido o apoio às famílias atípicas, levando políticas públicas que unem cuidado, dignidade e oportunidade em todo o país.
O diretor-geral do IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte, Jeferson Cardoso da Silva, destacou o impacto social do projeto.“O PCD+ Mães Atípicas vai muito além da capacitação. É acolhimento, cuidado e transformação. O recurso destinado pela deputada permite que avancemos e ampliemos o atendimento a cada vez mais famílias que precisam desse suporte.”
A coordenadora do Eixo Educação, Cleonete Aguiar, reforçou o significado do curso na vida das participantes. “Mais do que ensinar costura, este curso devolve autonomia, autoestima, empoderamento e geração de renda. Cada mulher que passa por aqui sai mais forte e mais preparada para enfrentar seus desafios.”
Durante a solenidade, a deputada agradeceu às mães que participaram do curso e aos parceiros do projeto, incluindo o vereador Licomédio Pereira, a equipe do Instituto Evolução, o grupo Mães Atípicas Jipa, o líder comunitário Ari Saraiva, além de servidores do IFRO e todos que contribuem diariamente para o avanço do PCD+ Mães Atípicas.
Além da atuação direta em Rondônia, Cristiane Lopes também lidera importantes pautas no Congresso Nacional em defesa das mulheres, como o PL 1069/2023, que amplia direitos de mulheres com endometriose, e o PL 4942/2023, que assegura atendimento psicológico gratuito pelo SUS para mães atípicas.
Com emoção, a deputada encerrou sua participação reafirmando o compromisso com essa causa tão sensível e necessária. “Estar aqui é lembrar que cada mãe carrega um mundo dentro de si. Meu trabalho, minha missão e minha responsabilidade é fazer com que esse mundo seja mais leve, mais digno e cheio de oportunidades. Seguimos juntas, porque cuidar de quem cuida é transformar vidas.”