A Croácia voltou a vencer uma disputa nesta segunda-feira, 5. Depois de um empate no tempo normal em 1 a 1, os croatas derrotaram o Japão por 3 a 1 nas penalidades e assegurou sua vaga para as quartas de finais da Copa do Mundo do Catar. As duas disputas anteriores ocorreram no Mundial de 2018, quando foi finalista.
Na primeira delas, venceu a Dinamarca por 5 a 4 no pênaltis após ficar no 1 a 1, também pelas oitavas, o empate persistiu na prorrogação. Na fase seguinte, foi a vez de vencer a Rússia novamente em cobranças de tiro livre. Nos 90 minutos de partida, o jogo terminou empatado em 2 a 2. Nas penalidades, os croatas eliminaram os anfitriões por 4 a 3.
Além de manter o 100% de aproveitamento neste tipo de disputa, a Croácia mantém a escrita de nunca ter perdido uma oitavas de final. Nas outras duas oportunidades em que passou da fase de grupos, a Croácia atingiu, ao menos, a semifinal.
Em sua primeira participação, a Croácia conseguiu o terceiro lugar em 1998, eliminando a Alemanha nas quartas de final com um impressionante 3 a 0. Em 2018, chegou na final contra a França, mas ficou com o vice-campeonato. Nas edições de 2002, 2006 e 2014, a Croácia foi eliminada na fase de grupos.