O Centro de Referência Especializado em Atendimento à População em Situação de Rua (Centro Pop Dom Moacyr Grechi), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), recebeu, na manhã da terça-feira (21), a 25ª Campanha de Vacinação contra Influenza e, na última semana, recebeu como doação 95 kits de higiene do projeto “Fazer o Bem Sem Olhar a Quem”.
Em uma parceria da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foi realizada a vacinação contra a influenza no Centro Pop Dom Moacir Grechi. A 25ª Campanha iniciou dia 13 de novembro em Porto Velho, e toda a região Norte, e segue até o dia 15 de dezembro. Esta é a primeira vez que a campanha contra a gripe é realizada antes do início do inverno amazônico, período em que as chuvas são intensificadas. Uma estratégia utilizada pelo Ministério da Saúde com objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo.
“A população em situação de rua, pelo estado de vulnerabilidade em que se encontra, está mais suscetível às infecções virais, daí a preocupação da Semasf em trazer logo a essa população a vacina contra a influenza, e para isso, tivemos o apoio da Agevisa/RO e da Semusa, órgãos aos quais agradecemos”, disse a coordenadora do Centro, Maria do Socorro Leite Ferreira.
FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM
O projeto “Fazer o Bem Sem Olhar a Quem”, realizado pelos acadêmicos do curso de Psicologia e Fisioterapia da Faculdade Fimca e Metropolitana – Aparício Carvalho, na última semana doou ao Centro Pop Moacir Grechi 95 kits de higiene, para atender à população em situação de rua de Porto Velho.
O projeto “Fazer o Bem Sem Olhar a Quem” foi idealizado pela professora Jane Lúcia Souza que ministra a disciplina Felicidade e visa promover ações humanizadoras a partir de práticas significativas que promovam o bem-estar e reflexão acerca da prestação de serviço.
Segundo os princípios do projeto, prestar serviço é acolher cada pessoa em sua subjetividade, dar espaço para ser ouvida, esclarecer suas dúvidas e estabelecer, assim, uma relação menos mecânica e automatizada. É resgatar também a dignidade humana por meio de ações básicas.
Para arrecadar os 95 kits de higiene, o projeto mobilizou o meio acadêmico e civil. “Você também pode realizar doações de roupas, calçados em boas condições de uso e itens de higiene ao Centro Pop Dom Moacyr Grechi, que fica localizado na rua Joaquim Nabuco, 2874, São Cristóvão”, informa a coordenação do Centro Pop.
Para o secretário municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Claudir Rocha, parcerias entre poder público e sociedade civil, fortalecem as ações de garantia de direito às pessoas em situação de rua.
Texto: Adaides Batista
Foto: Semasf
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)