Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o “Serviço Família Acolhedora” é uma política adotada pelo município e busca garantir a proteção e individualidade de crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional, proporcionando a elas um lar temporário.
Visando contemplar a demanda de crianças e adolescentes em busca de um lar provisório, o Serviço Família Acolhedora segue com inscrições abertas para o curso de capacitação que será realizado nos dias 24,25 e 26 de abril de 2024.
FAMÍLIA ACOLHEDORA
O município de Porto Velho iniciou em 2017 o projeto-piloto Família Acolhedora. Em 2018, houve a implantação da Lei 2551, de 7 de dezembro de 2018, que dispõe sobre o acolhimento familiar. Crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violência, retiradas do convívio familiar e que se encontram abrigadas temporariamente em unidades de acolhimento mantidas pela Prefeitura, podem ser acolhidas temporariamente por voluntários.
Para se candidatar como voluntário, é preciso atender aos critérios:
– Ter acima de 21 anos (sem restrição de sexo e estado civil);
– Ser morador de Porto Velho há no mínimo dois anos;
– Não apresentar pendências com a justiça e nem qualquer órgão de garantia de direitos;
– Participar dos cursos de capacitação e atender às orientações da equipe técnica que acompanha a família;
– Todos os membros da família devem estar de acordo.
A pré-inscrição pode ser feita clicando aqui. A partir de então uma equipe técnica entrará em contato.
Para esclarecer dúvidas é disponibilizado os contatos por telefone (69) 98473-6021 e e-mail: familiaacolhedorapvh@gmail.com
Texto: Semasf
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)