O vira-lata Ulisses – como passou a ser chamado -, virou destaque nacional ao ser adotado por funcionários de um posto de combustível em Barra do Garças (509 km de Cuiabá). O cãozinho virou “frentista mascote” do posto e usa até macacão do estabelecimento. Clientes pedem para fazer selfies com o animal e fazem carinho nele.
Conforme publicou o portal UOL, Ulisses apareceu no posto há 10 meses, muito magro e doente. “Os frentistas perceberam que ele era um cachorro dócil, e nós temos o Seu Antônio que gosta muito de animal e começamos a dar comida e carinho pra ele”, contou a gerente do posto, Marluce Ribeiro.
Segundo ela, os clientes também ajudam. “A gente nunca faz nada sozinho. Recebemos muito carinho, doação, comida, remédio, vacina, banho e isso tudo a gente conseguiu. Ai ele foi ficando, e a gente resolveu que ali seria o lugar dele. Os animais é que escolhem a gente pra adoção”, se emociona.
Marluce diz que teve a ideia de colocar o uniforme do posto em Ulisses após dois meses de tratamento e cura da doença do carrapato. Ela conta que a ideia veio porque notou que ele ficava muito tempo com os frentistas.
“Chamei o Seu Antônio e falei: ‘Por que não fazer uma camiseta de uniforme pra ele?’ Vai ser nosso frentista. A costureira nem quis cobrar pra fazer a camisa pra ele”, diz. Marluce conta que avisou Ulisses: “Agora com uniforme você vai trabalhar e ter horário”, brincou. O cachorro é muito bem tratado e querido por todos ali. Impossível não notar sua presença. “Ele toma café da manhã, tem o horário do almoço, o horário de descanso e o lugar pra dormir. É um filho pra nós”, conta a gerente.
MAIS CASOS
Na região de Barra há muitos animais perdidos na rua. É comum ver os cachorros correndo riscos, principalmente na via que corta a cidade em direção a Goiás. “O caso de Ulisses poderia ser replicado por outros estabelecimentos”, conta ao RepórterMT a moradora Adalgiza Oliveira, que vive em Barra há 15 anos. Segundo ela, nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia, cresceu muito o número de animais abandonados. “Eu não tenho muitas condições, mas sempre dou água e comida. Deixo na calçada um potinho com ração e outro com água e sempre amanheceu vazios”, disse.
Na capital do Estado os números são alarmantes. Diretoria de Bem-estar Animal – ligada a Prefeitura, resgata e castra animais de rua e estima que haja mais de 15 mil espalhados pela cidade. Cuiabá possui, além do oficial, várias entidades e protetores que trabalham de forma independente resgatando, castrando e promovendo lares temporários e adoções.
O RepórterMT ajuda as entidades nas denúncias e cobra autoridades. Além disso, promove suas próprias ações. Na sede do site vive há 2 meses o Bruce Lee. Um vira-latas idoso, grande, de cerca de 12 anos, com histórico triste de abandono.
Ele foi jogado de um caminhão na porta do Supermercado Paulista, na saída para Chapada, e passou a viver ali da caridade dos clientes, até o site resgatá-lo. Após tratamento e tentativas de adoção, a empresa acabou tornando Bruce seu protegido.