Já está bastante adiantado o mapeamento do parque de iluminação pública da capital realizado pela Prefeitura, através da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur). O objetivo é facilitar o acesso às informações dos pontos de iluminação, otimizando os serviços prestados à população.
Segundo a Emdur, todos os bairros de Porto Velho já foram contemplados, faltando apenas os espaços públicos e rodovias federais. O mapeamento já foi concluído também nos distritos de Jaci-Paraná, Nova Mutum, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia. Os demais estão em andamento.
Os trabalhos, na prática, são divididos em dois momentos. O primeiro é a instalação das placas com numeração específica. Já a segunda parte consiste num trabalho de georreferenciamento para registro e coleta de dados do ponto de iluminação. Entre os benefícios do mapeamento, destacam-se a possibilidade da Emdur registrar, por conta própria, o consumo de energia elétrica real da Prefeitura com iluminação pública, além da agilidade na execução dos serviços.
“O trabalho consiste na instalação de placas de identificação e coleta de dados referentes a cada ponto de iluminação pública da cidade. Com isso, por meio de uma ferramenta digital, a Emdur terá acesso a todos os pontos de iluminação mapeados na cidade e, ao clicar em um deles, obter informações pontuais como endereço, potência das lâmpadas em Watts, tipo de luminária, tipo de poste, histórico de intervenções, entre outras. Estamos repassando e verificando onde caiu e substituindo majoritariamente placas de A0001 a B5000, zona Sul e extremo Leste, que foi o período até chegarmos no procedimento ideal”, explicou o presidente, Gustavo Beltrame.
O mapeamento começou no segundo semestre de 2022, e a data limite para a empresa entregar tudo, 100% levantado e corrigido, é até o final deste primeiro semestre, mas a expectativa é de que o levantamento seja concluído antes do prazo.
Texto: Renata Beccária
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)