Connect with us

Hi, what are you looking for?

       Rondônia, quinta, 19 de fevereiro de 2026.

Brasil

Ausência do Estado nas fronteiras gera ambiente propício à criminalidade, diz especialista

Em entrevista à CNN Brasil nesta quinta-feira (16), o diretor-executivo do Ipam André Guimarães declarou que a ausência do Estado brasileiro nas fronteiras da região amazônica gera um ambiente propício à criminalidade.

“Um dos problemas centrais da Amazônia é a ilegalidade e a criminalidade como um todo. Nós temos a permanência da atividade madeireira ilegal, o garimpo em terras indígenas ilegal e criminoso, a grilagem de terra que movimenta centenas de milhões de reais, inclusive de lavagem de dinheiro”, destacou.

“Estamos falando de fronteiras onde se permeia o tráfico de drogas e de armas. Então infelizmente a região, pelas suas dificuldades de acesso e pela ausência de fiscalização, acaba tendo esse tipo de atividade ilegal favorecido, o que pressupõe uma ação do Estado ainda maior”, acrescentou.

Guimarães salientou que o caso do desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira é parte de um processo que se repete há décadas.

“É algo que acontece no dia a dia da Amazônia. Centenas de pessoas são assassinadas, são ameaçadas, intimidadas no exercício de suas profissões. Um trabalho, no caso do Dom e do Bruno, de alerta à sociedade, o trabalho de um jornalista e um indigenista, que estavam ali para conhecer, compreender e nos fazer entender a importância dos povos indígenas brasileiros e foram brutalmente assassinados”, afirmou.

“Uma situação muito triste e que revela a necessidade de uma ação mais eficiente do Estado brasileiro, onde ele deveria estar presente”, concluiu.

You May Also Like

Brasil

Durante o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros entre outras pessoas que estavam como voluntários para poder retirar os corpos das vítimas do...

Esporte

Michael marca duas vezes e agora é artilheiro isolado da competição O Flamengo precisou de apenas 23 segundos de jogo para acabar com a...

Interior

Um trabalho de investigação realizada por policiais civis da 10º delegacia de Nova Mutum Paraná, sobe o comando do delegado titular Dr. Daniel Braga,...

Polícia

Um jovem motociclista identificado como Renan Ribeiro Alves, 24 anos, morreu tragicamente, logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (02), feriado nacional de...