Hora 1 Rondonia
terça-feira, 3 nov 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Governo abre seleção de formadores para a política de alfabetização em Rondônia
Geral

Governo abre seleção de formadores para a política de alfabetização em Rondônia

Last updated: 8 de janeiro de 2026 7:05 pm
By
hora1rondonia
Share
3 Min Read
SHARE

O governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) está com inscrições abertas para o processo seletivo de formadores estaduais, regionais e municipais que atuarão na política de alfabetização do território estadual. A seleção integra as ações do Programa de Alfabetização do Estado de Rondônia (Proalfa) e detalha a concessão de bolsas para profissionais que atuarão em diferentes frentes da formação educacional.

Ad imageAd image

As inscrições seguem abertas até às 23h59 do dia 25 de janeiro de 2026, após alteração no prazo inicialmente previsto, que se encerraria em 18 de janeiro. O cronograma do processo seletivo prevê a divulgação do resultado preliminar no dia 9 de fevereiro. O período para interposição de recursos será nos dias 10 e 11 de fevereiro, enquanto o resultado final está previsto para o dia 18 de fevereiro. O processo de seleção será organizado pela Seduc, por intermédio da Coordenadoria de Articulação com os Municípios.

O Edital nº 2/2025/SEDUC-CAM – Retificado nº 1 dispõe sobre a concessão de bolsas para a atuação de formadores nos níveis estadual, regional e municipal no Programa de Alfabetização do Estado de Rondônia (Proalfa), abrangendo as áreas de alfabetização, recomposição das aprendizagens nos anos iniciais, matemática e gestão educacional.

Para o nível estadual, são exigidas licenciatura na área correspondente e experiência mínima de três anos no ensino fundamental, conforme a função. No âmbito regional, a seleção é destinada a profissionais licenciados em Pedagogia, Letras ou Matemática, com atuação voltada à recomposição das aprendizagens nos anos iniciais. No âmbito municipal, poderão participar professores licenciados nas mesmas áreas, para atuação em alfabetização e recomposição das aprendizagens nos anos iniciais, desde que atendam aos critérios de experiência docente e disponibilidade estabelecidos no edital.

Ad imageAd image

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a seleção dos formadores é estratégica para o avanço da política de alfabetização no estado. “Estamos estruturando uma rede de formação que começa no nível estadual e chega até os municípios, qualificando a atuação pedagógica e fortalecendo a implementação das diretrizes de alfabetização em todo o estado”, pontuou.

More Read

FERIADO: Dia de finados movimenta cemitérios e gera renda extra para comerciantes em porto velho
Com apoio do Sebrae, empreendedores de Rondônia participam do Future In Black 2026
Dia Nacional da Poesia celebra vozes e histórias de Porto Velho
Proteção animal ganha reforço com comedouros, lixeiras PET e abrigos para gatos

A titular da Seduc, Albaniza Oliveira, orienta os interessados a consultarem atentamente o edital retificado. “Esse é o documento válido para o processo seletivo, por isso é importante que os candidatos verifiquem todos os requisitos, as atribuições e as possíveis alterações”, destacou.

As exigências de formação e experiência variam conforme a função pretendida, incluindo licenciatura na área correspondente, experiência docente mínima e disponibilidade para viagens e participação em formações continuadas, além de conhecimentos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento de Referência Curricular de Rondônia (RCRO) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Fonte
Texto: Sabrina Raphaela sob supervisão de Ananda Carvalho
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

More Read

Resenha dos Servidores reúne música, sorteios e homenagens no Mercado Cultural
Lei Municipal com multa de até R$ 10 milhões ajuda a reduzir queimadas na capital
Prefeitura divulga convocados para teste físico do concurso da Guarda Municipal
Governo de RO abre inscrições para Programa de Prestação Voluntária de Serviços Administrativos
TAGGED:GOVERNO DE RONDÔNIA
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12
Next Article Incentivo à doação de sangue é intensificado pelo governo de RO com campanha digital durante período de férias
Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 20261.019 views
  • FINAL DAS BUSCAS: Após dias de angústia, corpo de “Gordinho da Revoada” é encontrado e Polícia intensifica investigação sobre execução

    1 de junho de 2026538 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026323 views
  • ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

    31 de maio de 2026262 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026252 views
Related News
Geral

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para concurso do IPAM nesta segunda (2)

Geral

Semed divulga novo cronograma de processo eleitoral previsto no Edital nº 25/2026

Geral

Sistema do Cadastro Único ficará temporariamente indisponível de 30 de outubro a 2 de novembro

Geral

Expresso Porto completa um ano e transforma antigo projeto em realidade

Geral

Programa “Lanche Extra” completa um ano de implantação, levando alimentação saudável e cuidado aos estudantes

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Eleições 2026
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • Interior
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
  • Mundo
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46