O procurador-geral da República, Augusto Aras, convocou para a manhã desta segunda-feira (21) uma reunião do gabinete de crise da PGR para discutir as manifestações que ocorrem no país e incluem interdições e bloqueios de estradas.
A expectativa é que a reunião sirva para mapear os bloqueios e evitar pedidos antidemocráticos, como de intervenção militar.
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual do Mato Grosso enviaram, no domingo (20), uma recomendação ao governador mato-grossense em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), para que ele peça à Força Nacional de Segurança para ajudar a Polícia Rodoviária para encerrar os bloqueios.
O MPF e o MPE-MT também solicitaram que a Polícia Militar estadual continue ajudando a PRF para ocupar territórios e criar cinturões de segurança para manter o fluxo no trânsito do estado.
As instituições ainda citam que, desde o último dia 18, houve um avanço na violência dos manifestantes que estão nesses bloqueios, incluindo incêndios, cortes de árvores e uso até mesmo de dinamites e artefatos de fogo nas rodovias.
O governo do Mato Grosso tem até as 12h desta segunda para se manifestar sobre o pedido.
*Publicado por Marcelo Freire, com informações de Neila Guimarães, da CNN, em Brasília