O Batalhão de operações especiais – BOPE, através da Operação “Protetor das Fronteiras e Divisas”, desencadeada pelo Governo Federal através do Ministério da Justiça, em patrulhamento Fluvial no período da tarde de terça-feira (27/02), no Rio Madeira em sua margem esquerda, quando passavam de frente a Comunidade São Miguel do Guaporé, avistaram um flutuante e no momento que as duas embarcações do BOPE se aproximavam do flutuante para fazer a abordagem, dois elementos avistaram as guarnições e empreenderam fuga para dentro da mata.
Os policiais rapidamente desembarcaram e saíram em buscas dos suspeitos e após alguns minutos de insistência nas buscas na região de mata foi localizado tentando se homiziar na mata um dos suspeitos que no momento da abordagem, o mesmo se identificou como pelo nome de Tiago A. P., que perguntado ao mesmo quem era o outro elemento que fugiu, o mesmo o identificou como sendo João Carlos, que ambos fazem parte da Quadrilha dos Piratas e são faccionados.
Tiago também relatou para equipes que estava foragido da justiça e que teria cortado sua Tornozeleira eletrônica da secretaria de justiça, situação essa confirmada em pesquisa nominal. Diante dos fatos o mesmo foi conduzido a Porto Velho para as medidas cabíveis sendo apresentado no departamento de flagrantes para as devidas providências.